Elaborar o Plano de Aula e Plano de Curso ciências ensino fundamental, ensino médio ou preparatório para o vestibular é um desafio para o professor durante o ano letivo. Nesta postagem trouxemos algumas sugestões de de planos de aula de ciências:
Fontes:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
http://web.usm.my/education/lm/Panduan_Menulis_Ranc_Pengajaran-Sains&Matematik.pdf
Referências:
Fonte:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Fonte:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Objetivos gerais e específicos do Plano de Aula•
Conhecimentos Prévios
Materiais e equipamentos
Avaliação
Trabalho em grupo.
Objetivos específicos
Abordagem
Avaliação -
Metodologia
Equipamentos
1 - Observação da Morfologia da Raiz
10 Modelos de Planos de Aula de Ciências Prontos
1. Plano de Aula de Ciências sobre Relações entre os seres vivos e o meio ambiente
Plano de Aula de Ciências sobre Relações entre os seres vivos e o meio ambiente
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Título/Tema da aula | Relações entre os seres vivos e o meio ambiente. |
Nível de Ensino | Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Duração da Aula | Livre |
Elaboração | Blog do Ensino de Ciências |
Objetivos Gerais
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Compreender os componentes bióticos e abióticos do Meio Ambiente
compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente; |
Objetivos Específicos - Habilidades
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No final da aula, os alunos deverão ser capazes de:
• explicar o significado do ecossistema • identificar os componentes bióticos em vários ambientes • identificar pelo menos 3 componentes abióticos (como luz, topografia, água) em vários ambientes • classificar os componentes bióticos nos diferentes níveis (produtores, consumidores primários, consumidores e assim por diante) • Delinear as relações (alimentação) entre os grupos bióticos componentes de um ecossistema • Prever o que aconteceria ao ecossistema se algum ocorrem mudanças |
Abordagem metodológica, Estratégias e Recursos
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Atitudes científicas e valores nobres : mostrando interesse e curiosidade na ambiente, sendo cooperativo e apreciando o equilíbrio na natureza.
Conhecimento prévio dos alunos: os alunos aprenderam os diferentes níveis tróficos nos alimentos cadeia e comida |
Atividades de aula
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Fotos de diferentes ecossistemas e tiras de desenhos animados
Apresentar uma notícia de jornal ou outra situação concreta para iniciar a problematização.
Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.
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Avaliação
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Avaliações voltadas a dar acompanhamento aos grupos que realizam o projeto,
Observação das contribuições individuais em trabalhos coletivos
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Fontes:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
http://web.usm.my/education/lm/Panduan_Menulis_Ranc_Pengajaran-Sains&Matematik.pdf
2. Plano de Aula de Ciências sobre Reprodução e Sexualidade
Plano de Aula de Ciências sobre Reprodução e Sexualidade
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Título/Tema da aula | Reprodução e Sexualidade |
Nível de Ensino | Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Duração da Aula | Livre |
Elaboração | Blog do Ensino de Ciências |
Objetivos Gerais |
Compreensão do organismo humano como um todo, interpretando diferentes relações e correlações entre sistemas, órgãos, tecidos em geral, reconhecendo fatores internos e externos ao corpo que atuam na reprodução e sexualidade.
Compreender as manifestações e os modos de prevenção de doenças comuns relacionadas a reprodução e sexualidade e o papel da sociedade humana na preservação da saúde coletiva e individual; |
Objetivos Específicos |
valorizar o cuidado com o próprio corpo, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade e para os hábitos preventivos relacionados a reprodução
caracterização do ciclo menstrual e da ejaculação, associandoos à gravidez, estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a contracepção e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, valorizando o sexo seguro. compreensão dos processos de fecundação, gravidez e parto, conhecendo vários métodos anticoncepcionais e estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a contracepção e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada. compreender as diferentes dimensões da reprodução humana e os métodos anticoncepcionais, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada. |
Abordagem metodológica, Estratégias e Recursos |
Levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes em hipóteses ou interpretações dos problemas para posterior comparação com os conhecimentos sistematizados;
Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes. Principais tópicos
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Atividades de aula |
Avaliação |
Observação das contribuições individuais em trabalhos coletivos
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Referências:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
3. Plano de Aula de Ciências sobre Alimentos
Plano de Aula de Ciências sobre Alimentos
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Título/Tema da aula | Alimentos |
Nível de Ensino | Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Duração da Aula | Livre |
Elaboração | Blog do Ensino de Ciências |
Objetivos Gerais
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Compreensão do organismo humano como um todo correlações entre sistemas, órgãos, tecidos em geral, na alimentação, classificação dos alimentos, as manifestações e os modos de prevenção de doenças relacionadas com a alimentação
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Objetivos Específicos
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compreender a alimentação humana, a obtenção e a conservação dos alimentos, sua digestão no organismo e o papel dos nutrientes na sua constituição e saúde.
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Abordagem metodológica, Estratégias e Recursos
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Levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes
Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.
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Atividades de aula
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Avaliação
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Observação das contribuições individuais em trabalhos coletivos; Auto-avaliação durante os trabalhos; Avaliação tradicional: provas e testes
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Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
4. Plano de Aula de Ciências sobre Poluição
Plano de Aula de Ciências sobre Poluição
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Título/Tema da aula | Poluição |
Nível de Ensino | Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Duração da Aula | Livre |
Elaboração | Blog do Ensino de Ciências |
Objetivos Gerais
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Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
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Objetivos Específicos
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Investigação de alterações de determinados ambientes como resultado da emissão de substâncias, partículas e outros materiais produzidos por agentes poluidores, compreendendo os processos de dispersão de poluentes no planeta e aspectos ligados à cultura e à economia para valorizar medidas de saneamento e de controle de poluição.
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Abordagem metodológica, Estratégias e Recursos
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Levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes
Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
Passar um trecho do filme.......
Apresentar uma notícia de jornal ou outra situação concreta para iniciar a problematização....
Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.
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Atividades de aula
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Avaliação
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Avaliação individual e grupal;
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Fonte:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
5. Plano de Aula de Ciências sobre Digestão
Plano de Aula de Ciências sobre Digestão
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Título/Tema da aula | Digestão |
Nível de Ensino | Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Duração da Aula | Livre |
Elaboração | Blog do Ensino de Ciências - CieBio |
Objetivos Gerais
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Compreensão do organismo humano como um todo, interpretando diferentes relações e correlações entre sistemas, órgãos, tecidos em geral, reconhecendo fatores internos e externos ao corpo que concorrem na manutenção do equilíbrio, as manifestações e os modos de prevenção de doenças comuns em sua comunidade e o papel da sociedade humana na preservação da saúde.
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Objetivos Específicos
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compreensão de processos envolvidos na nutrição do organismo estabelecendo relações entre os fenômenos da digestão dos alimentos, a absorção de nutrientes e sua distribuição pela circulação sangüínea para todos os tecidos do organismo;
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Abordagem metodológica, Estratégias e Recursos
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Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
Passar um trecho de filme sobre a digestão (nome do vídeo), Exploração bibliográfica e livro didático, Apresentação de seminário, relatório ou resumo. |
Atividades de aula
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Avaliação
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Avaliação individual e grupal;
Avaliação tradicional: provas e testes |
Fonte:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
6. Plano de Aula de Ciências sobre Estados Físicos da Água
Plano de Aula de Ciências sobre Estados Físicos da Água
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Título/Tema da aula | Estados Físicos da Água |
Nível de Ensino | Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Duração da Aula | Livre |
Elaboração | Blog do Ensino de Ciências |
Objetivos Gerais
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Elaborar, individualmente e em grupo, relatos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por meio de observação, experimentação, textos ou outras fontes sobre os estados físicos da água;
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Objetivos Específicos
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Investigação dos fenômenos de transformação de estados físicos da água ocorridas em situações de experimentação e na natureza, em que há alteração de temperatura e pressão.
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Abordagem metodológica, Estratégias e Recursos
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Atividades de aula
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Links para pesquisa:
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Avaliação
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Avaliação individual e grupal;
Prova ou
Confecção de cartazes
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Fonte:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
7. Plano de Aula - Sistemas do Corpo Humano
Plano de Aula - Sistemas do Corpo Humano
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Título/Tema da aula | |
Nível de Ensino | Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências e Biologia |
Duração da Aula | Livre |
Elaboração | Blog do Ensino de Ciências |
O Plano de Aula incidirá na estrutura e função dos principais órgãos do sistema corporal. Sugerido para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Aula será do tipo trabalho em grupo. Cada grupo será responsável por uma demonstração visual para ser usado em uma apresentação para a turma. Além disso, cada indivíduo em um grupo será responsável por pesquisar e apresentar informações sobre uma doença associada ao sistema do corpo humano atribuído.
Os alunos poderão nomear os sistemas do corpo humano e suas funções.
Os alunos serão capazes de identificar os órgãos e partes estruturais presentes em cada sistema (ou seja, circulatório: coração, artérias, veias e capilares).
Os alunos serão capazes de descrever a estrutura básica dos principais órgãos em cada sistema.
Os alunos reconhecerão diferentes doenças associadas aos sistemas do corpo.
Os alunos irão aprimorar suas capacidades de pesquisa e apresentação.
Os alunos irão comunicar claramente as investigações científicas e informações.
Os alunos melhorarão a leitura em todas as áreas curriculares
Os alunos irão analisar a natureza das relações entre estruturas e funções em células vivas.
Conhecer o papel das organelas celulares para as células procarióticas e eucarióticas, incluindo a membrana celular, na manutenção da homeostase e reprodução celular.
Os alunos irão derivar a relação entre organismos unicelulares e multicelulares e a crescente complexidade dos sistemas.
Relacionar a complexidade e organização dos organismos à sua capacidade de obter, transformando, transportando, liberando e eliminando substâncias.
Duração da aula: Varia (três períodos de aula de 90 minutos) Os alunos conduzem pesquisas sobre o sistema corporal designado e a doença associada escolhida. Pesquisa pode ser conduzido na biblioteca ou na internet. Os grupos apresentam o estágio final de seu projeto usando pelo menos um auxílio visual. Todos os alunos irão preencha um gráfico em cada sistema do corpo enquanto ouvem as apresentações.
Como poderá ser realizado o sistema do corpo humano?- Listar e explicar as funções do sistema de órgãos .
- Identifique os principais órgãos e suas funções .
- Descrever a estrutura básica de pelo menos um órgão principal no sistema corporal designado (ou seja, pulmões: brônquios, bronquíolos e alvéolos).
- Cada membro deve descrever uma doença associada ao seu sistema corporal .
- Nome da doença
- Descrição da doença / modo de ação
- Ajuda visual:
- Título o esboço do corpo o Diagrama dos principais órgãos em localizações anatomicamente corretas o rótulos nos principais órgãos o Limpo, fácil de entender, colorido, criativo
- Apresentar todas as informações necessárias.
- Organizado e fácil de seguir.
- Todos os membros do grupo participam igualmente da apresentação. o Falou claramente e contato visual com o público.
Material de referência, cartolina ou similar, lápis, marcadores, lápis de cor Conexão de tecnologia Pesquisa na Internet, uso potencial de apresentações em PowerPoint como visual em vez de cartolina ou papel de embrulho
Avaliação
Habilidades de apresentação, conteúdo da apresentação, conclusão do organograma, questionáro
8. Plano de Aula de Biologia sobre a Teoria da Evolução de Charles Darwin
Título/Tema da aula | Plano de Aula - Evidências da Evolução - Biologia |
Nível de Ensino | Ensino Médio |
Disciplina | Ciências |
Duração da Aula | Livre |
Elaboração | Blog do Ensino de Ciências |
Trabalho em grupo.
Os alunos são solicitados a apresentar com Evidências da evolução na Teoria de Charles Darwin a turma como uma proposta para persuadir os colegas.
- Os alunos serão capazes de recordar as seis principais evidências da evolução, fornecer exemplos da evidências e reunir uma forte apresentação persuasiva que atenda aos seus objetivos.
- Os alunos poderão trabalhar de forma eficaz e eficiente com um parceiro.
- Os alunos poderão apresentar sua apresentação persuasiva à turma seguindo o formato específico dado pelo professor.
- Três pontos principais que os alunos devem abordar: primeiro, essa atividade simula um possível cenário que poderia acontecer durante toda a vida dos alunos, ou seja debater sobre o tema. Existem muitas situações em que eles podem tem que persuadir um indivíduo ou um grupo de pessoas sobre um determinado assunto e tem que fornecer provas para tornar seu caso mais forte. Em segundo lugar, isso dá aos alunos a exposição para trabalhar / colaborar dentro de grupos. Em terceiro lugar, os alunos têm a oportunidade de praticar suas habilidades de apresentação.
Conhecimento Prévios - O aluno precisa ter conhecimento prévio da teoria da evolução, como o A teoria foi formada e as várias evidências que sustentam a teoria.
Os alunos irão entregar ao professor o material do trabalho.
O professor poderá observar os alunos interagindo em seu grupo em um forma colaborativa
Os alunos irão reunir e realizar sua apresentação em frente a turma durante o horário de aula.
Os alunos aprenderão o conteúdo desta lição através de técnicas de pesquisa e colaboração.
● Os alunos poderão utilizar os mecanismos de pesquisa da Internet para fazer pesquisa sobre o tema deles O nível de confiança dos alunos aumentará à medida que sua exposição apresentação, pesquisa e trabalho entre grupos aumenta.
Os alunos receberão indicação de vídeos e sites sobre Charles Darwin e como ele foi retratado após o lançamento de sua teoria. Isto irá iniciar uma conversa sobre como suas descobertas não foram publicamente aceitas.
Os alunos terão a oportunidade de trabalhar e colaborar com um colega de classe neste tarefa. Isso lhes dará exposição ao trabalho em equipe, dividindo as tarefas de forma justa, liderança oportunidades, criatividade
Os alunos estudaram os conceitos básicos e as idéias de evolução antes de esta atribuição.
Os alunos poderão utilizar tecnologia - computadores, programas de escritório da Microsoft (Publisher, Word e PowerPoint), impressoras, livro de biologia, acesso à Internet e uso de laboratório de informática.
Atividades
Roteiro de Aula Prática de Biologia: Observação da Morfologia da Raiz. Dica para realização de aulas práticas de ciências e biologia para ensino vegetal e ensino médio. Sugestões para experimentos de biologia.
Tema do Plano de Aula : Investigando as relações entre seres vivos e o meio ambiente Área de Aprendizagem : 1. Ecossistema Dinâmico
Objetivos Gerais : 1.1 Compreensão dos componentes bióticos e abióticos da Meio Ambiente
Objetivos específicos : No final da lição, os alunos deverão ser capazes de:
Competências científicas : Classificação dos componentes abióticos, componentes bióticos e níveis tróficos diferentes, prevendo eventos que poderiam ocorrer devido a algumas mudanças no ecossistema e comunicação durante a apresentação das atividades do grupo.
Atitudes científicas e valores nobres : mostrando interesse e curiosidade em ser cooperativo e apreciar o equilíbrio da natureza.
Conhecimento prévio dos alunos: os alunos aprenderam os diferentes níveis tróficos em alimentos cadeia e cadeia alimentar.
Ferramenta instrucional : notas em power point, bola de barbante para o jogo de correias, fotos de diferentes ecossistemas e tiras de desenhos animados
9. Plano de Aula de Ciências sobre relações entre seres vivos e o meio ambiente
Tema do Plano de Aula : Investigando as relações entre seres vivos e o meio ambiente Área de Aprendizagem : 1. Ecossistema Dinâmico
Objetivos Gerais : 1.1 Compreensão dos componentes bióticos e abióticos da Meio Ambiente
Objetivos específicos : No final da lição, os alunos deverão ser capazes de:
• explicar o significado do ecossistema
• identificar os componentes bióticos em vários ambientes
• identificar pelo menos três componentes abióticos (como luz,topografia, água) em vários ambientes• classificar os componentes bióticos nos diferentes tróficos níveis (produtores, consumidores primários,consumidores e assim por diante)
• Descrever as relações (alimentação) entre os bióticos componentes de um ecossistema
• Prever o que aconteceria ao ecossistema se alguns mudanças ocorrem
Competências científicas : Classificação dos componentes abióticos, componentes bióticos e níveis tróficos diferentes, prevendo eventos que poderiam ocorrer devido a algumas mudanças no ecossistema e comunicação durante a apresentação das atividades do grupo.
Atitudes científicas e valores nobres : mostrando interesse e curiosidade em ser cooperativo e apreciar o equilíbrio da natureza.
Conhecimento prévio dos alunos: os alunos aprenderam os diferentes níveis tróficos em alimentos cadeia e cadeia alimentar.
Ferramenta instrucional : notas em power point, bola de barbante para o jogo de correias, fotos de diferentes ecossistemas e tiras de desenhos animados
10. Observação da Morfologia da Raiz Botânica
Roteiro de Aula Prática de Biologia:
Objetivos: Identificar os diferentes tipos de raízes subterrâneas e as várias regiões de uma raiz.
2 - O que deve ser observado?
- RAIZ PRINCIPAL
- RAÍZES SECUNDÁRIAS
3 - Material
Lupa
Raízes: axial, fasciculada e tuberosa
Raízes: axial, fasciculada e tuberosa
4 - O Aluno deverá:
Identificar nome e tipo de raiz
1.°) Observar cada uma das raízes e classificá-la segundo suas características. 2.°) Escolher uma das raízes e identifique suas regiões, com auxílio da lupa.
3.º) Anotar as diferenças observadas.
3.º) Anotar as diferenças observadas.
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Dicas de Roteiros para Plano de Aula de Ciências
1. Depois de ter decidido sobre o tópico ou tema, anote o currículo, a unidade da vertente, a aprendizagem. Objetivos e desenvolvimento de habilidades que você pretende abordar. Use os links curriculares e o aprendizado objetivos do Blog do ensino de ciências para ajudá-lo. Você pode até fazer o download de material aqui.
2. Considere como você irá envolver seus alunos. Como você vai introduzir a nova experiência para eles? Use uma imagem, um vídeo, uma história ou um objeto. Algo que venha estimular a discussão.
3. A discussão pode ser produtiva. Isso poderia ser feito apresentando um problema, fornecendo um cenário, pedindo-lhes para fazer um brainstorming ou desenhar um mapa mental para encontrar possíveis soluções.
4. Explorar, encorajar os alunos a considerarem várias opções e comparar as alternativas que elas desenvolvem.
Investigação
5. Você apresenta o problema a ser investigado colocando uma questão inicial para investigação. Isso também poderia vir dos próprios alunos.
6. Considere como os alunos vão prever e fornecer razões para suas previsões. É importante que eles registrem suas previsões para que possam compará-las com suas descobertas.
7. Quando se trata de conduzir a investigação, pense em como você organizará os alunos para projetar, planejar e conduzir a atividade baseada na investigação. Considere também o que faz um teste justo. Isso precisa incluir como eles devem coletar e organizar seus dados.
8. Planeje o compartilhamento: Interpretando os dados / resultados, como você fará com que os alunos compartilhem o que têm encontrado, o que os dados estão dizendo a eles e como eles usam seus resultados para tirarem conclusões.
9. Considere como estender sua nova compreensão e habilidades aplicando Aprendizado a um novo cenário ou problema; Fazer Conexões com o mundo ao seu redor ou com outras áreas curriculares; ou pensativo Ações para ajudar a tornar seu próprio ambiente um lugar melhor com base no que aprenderam.
10. É importante que você reflita perguntando a si mesmo algumas questões-chaves sobre o que você alcançou ou o que poderia ser feito melhor da próxima vez. Se possível, ofereça oportunidades para os alunos avaliarem sobre sua própria aprendizagem.
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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.