20 questões sobre a Segunda Lei de Mendel, com gabarito

 20 questões de múltipla escolha sobre a Segunda Lei de Mendel, com nível intermediário:


QUESTÕES

1.  (CieBio) A Segunda Lei de Mendel é também conhecida como:

a) Lei da segregação dos fatores

b) Lei da transmissão genética

c) Lei da distribuição independente

d) Lei da herança incompleta

e) Lei dos genes ligados


2.  (CieBio)  Segunda Lei de Mendel estabelece que:

a) Os genes para diferentes características se combinam aleatoriamente na formação dos gametas

b) Os alelos de um gene sempre se combinam em pares dominantes ou recessivos

c) A herança genética ocorre apenas por genes localizados no mesmo cromossomo

d) Características adquiridas podem ser transmitidas aos descendentes

e) Apenas um dos alelos de um gene pode ser expresso por vez


3.  (CieBio) O experimento clássico usado por Mendel para formular a Segunda Lei envolveu:

a) Cruzamento de ervilhas heterozigotas para um gene

b) Cruzamento de ervilhas com um único par de características

c) Cruzamento de ervilhas para duas ou mais características ao mesmo tempo

d) Análise de genes ligados no cromossomo X

e) Estudos de mutação genética em ervilhas


4.  (CieBio) O cruzamento entre dois heterozigotos para dois genes distintos (AaBb × AaBb) resulta na proporção fenotípica esperada de:

a) 1:2:1

b) 9:3:3:1

c) 3:1

d) 1:1:1:1

e) 4:2:2:1


5.  (CieBio) No diibridismo, a proporção 9:3:3:1 surge porque:

a) Os genes estudados estão no mesmo cromossomo

b) Os genes são transmitidos como um único bloco

c) Os genes se segregam independentemente durante a meiose

d) Ocorre recombinação gênica entre genes ligados

e) Todos os alelos dominantes sempre se expressam igualmente


6.  (CieBio) O que significa um organismo ser diíbrido?

a) Ele é heterozigoto para apenas um gene

b) Ele tem dois pares de genes em cromossomos diferentes

c) Ele apresenta apenas alelos recessivos

d) Ele não apresenta segregação independente

e) Ele tem genes ligados


7.  (CieBio) Em um cruzamento AaBb × aabb, a proporção fenotípica esperada será:

a) 9:3:3:1

b) 1:1:1:1

c) 3:1

d) 4:2:2:1

e) 1:2:1


8. (CieBio)  O princípio da segregação independente se aplica apenas quando:

a) Os genes estão localizados no mesmo cromossomo

b) Os genes estão em cromossomos diferentes ou distantes no mesmo cromossomo

c) Há ligação gênica absoluta

d) Os genes controlam a mesma característica

e) Apenas um gene é analisado


9.  (CieBio) A Segunda Lei de Mendel ocorre durante:

a) A mitose

b) A meiose, na segregação dos cromossomos

c) A transcrição do DNA

d) A tradução do RNA

e) A interfase celular


10.  (CieBio) Em um cruzamento entre dois indivíduos com genótipos AaBb × AaBb, quantos genótipos diferentes podem surgir na descendência?

a) 2

b) 4

c) 9

d) 16

e) 3


11.  (CieBio) Qual das opções abaixo é um exemplo de segregação independente?

a) A cor da pele e a altura humana sendo herdadas de forma separada

b) Ocorre apenas em organismos haploides

c) A herança de olhos azuis sempre acompanhada de cabelos loiros

d) A transmissão genética ocorrendo sem influência ambiental

e) A presença de genes que estão localizados no mesmo cromossomo


12.  (CieBio) A proporção 9:3:3:1 na descendência de um cruzamento diíbrido ocorre porque:

a) Os genes estão no mesmo cromossomo

b) Os alelos não sofrem segregação independente

c) Cada gene se segrega independentemente durante a formação dos gametas

d) A transmissão dos genes é dependente

e) Não ocorre recombinação genética


13.  (CieBio) Quando ocorre ligação gênica, a Segunda Lei de Mendel:

a) Continua funcionando normalmente

b) Torna-se inválida, pois os genes não segregam independentemente

c) Se torna mais precisa

d) Permite maior variabilidade genética

e) Determina o cruzamento absoluto dos genes


14.  (CieBio) Qual das alternativas abaixo representa um cruzamento diíbrido correto?

a) Aa × Aa

b) AaBb × AaBb

c) AA × aa

d) AABB × aabb

e) Aa × Bb


15.  (CieBio) Mendel escolheu ervilhas para seus experimentos porque:

a) Elas apresentavam genes ligados

b) Elas possuíam características bem definidas e de fácil controle

c) Seu DNA era simples

d) Elas sofriam muitas mutações espontâneas

e) Elas não sofriam segregação independente


16.  (CieBio) Se um casal AaBb cruza com um indivíduo aabb, quais são as chances de um descendente ser AaBb?

a) 50%

b) 25%

c) 75%

d) 12,5%

e) 0%


17.  (CieBio) Em quais organismos a Segunda Lei de Mendel pode ser aplicada?

a) Apenas em plantas

b) Apenas em animais

c) Em todos os organismos que se reproduzem sexuadamente

d) Apenas em bactérias

e) Apenas em organismos diploides


18.  (CieBio) Qual das afirmativas abaixo NÃO está correta sobre a Segunda Lei de Mendel?

a) Ela só se aplica a genes localizados em cromossomos diferentes

b) A proporção 9:3:3:1 ocorre no cruzamento de heterozigotos diíbridos

c) Genes localizados no mesmo cromossomo não seguem essa lei

d) Ela explica a transmissão de genes que sofrem crossing-over

e) É baseada na segregação independente dos alelos


19.  (CieBio) Se um indivíduo AaBb é cruzado com outro AaBb, qual a probabilidade de um descendente ser AABB?

a) 1/16

b) 1/4

c) 3/16

d) 9/16

e) 1/8


20.  (CieBio) A Segunda Lei de Mendel ajuda a explicar:

a) A transmissão de genes ligados

b) O mecanismo de dominância incompleta

c) Como diferentes características são herdadas independentemente

d) A mutação genética ao longo das gerações

e) A herança mitocondrial

20 questões sobre a Segunda Lei de Mendel, com gabarito

GABARITO

  1. c
  2. a
  3. c
  4. b
  5. c
  6. b
  7. b
  8. b
  9. b
  10. c
  11. a
  12. c
  13. b
  14. b
  15. b
  16. b
  17. c
  18. d
  19. a
  20. c


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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.