Recuperação do Sono afeta desempenho escolar, segundo pesquisa científica.
A experiência escolar dos adolescentes pode estar relacionada ao sono dos adolescentes. Este estudo teve como objetivo entender como os padrões de sono (ou seja, duração e horário do sono) e as estratégias de recuperação do sono nos fins de semana, ou seja, jetlag (descompensação horária) social e sono de recuperação no fim de semana estão associados à experiência escolar dos adolescentes (ou seja, identidade educacional e escola atuação).
Foram avaliadas as diferenças nas experiências escolares entre adolescentes com diferentes números de estratégias de recuperação do sono no fim de semana. Para tanto, 542 adolescentes italianos (55,2% mulheres, idade média de 15,6 anos) usaram um actígrafo (dispositivo para registrar e enviar dados clínicos) por uma semana. Após a avaliação actigráfica, foram aplicados questionários sobre identidade educacional e desempenho escolar.
Os resultados mostraram que a curta duração do sono, dormir mais tarde durante a semana e fins de semana, e uma maior quantidade de descompensação no relógio biológico e social foram negativamente associados com o desempenho escolar.
Além disso, adolescentes que não usaram nenhuma estratégia de recuperação do sono durante o fim de semana apresentaram níveis mais baixos de exploração educacional aprofundada em comparação com adolescentes com níveis mais altos de recuperação do sono, mas não jetlag social.
Esses dados apontaram para um papel potencialmente prejudicial descompensação horária no desempenho escolar e diferenças nos processos de identidade entre adolescentes que usaram e não usaram estratégias de recuperação do sono, o que poderia afetar o ajustamento psicossocial dos adolescentes.
Bacaro, V.; Andreose, A.; Grimaldi, M.; Natale, V.; Tonetti, L.; Crocetti, E. A Associação entre Padrões de Sono, Identidade Educacional e Desempenho Escolar em Adolescentes. Ciência do cérebro. 2023 , 13 , 178. https://doi.org/10.3390/brainsci13020178
Perguntas
1) Qual foi o objetivo da pesquisa?
2) O que os alunos usaram no desenvolvimento da pesquisa?
3) Segundo os resultados dormir mais tarde durante a semana e fins de semana, e uma maior quantidade de descompensação no relógio biológico e social trouxe que tipo de consequência?
4) O que apresentaram os Adolescentes que não usaram nenhuma estratégia de recuperação do sono durante o fim de semana?
5) Esses dados apontaram para um papel potencialmente prejudicial em quais condições?
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