Resumo sobreAquecimento Global
O que é Aquecimento Global?
Aquecimento Global é o aumento da temperatura média da superfície da Terra devido ao acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera.
Alterações Climáticasé um termo mais amplo que se refere a mudanças de longo prazo no clima, incluindo temperatura média e precipitação.
.
AQUECIMENTO GLOBAL
Definição: O aquecimento global é o aumento observado na temperatura média da atmosfera da Terra e dos oceanos nas últimas décadas. É devido ao aumento da quantidade de gases de efeito estufa como o C02. Os gases de efeito estufa absorvem os raios infravermelhos que aquecem o planeta, em vez de permitir que escapem da atmosfera.
Problemas maiores
O aumento de gases é resultado do aumento da população humana e de invenções, como gases de escape de carros.
O aumento da temperatura global pode resultar no aumento do nível do mar e na quantidade de precipitação, por sua vez, criando inundações
Outras teorias acreditam que o aquecimento global está dentro das flutuações cíclicas naturais. Estamos apenas em um ponto alto de temperatura.
.
.O que faz com que a temperatura da atmosfera suba?
Existem muitos mecanismos possíveis que podem causar o aquecimento da atmosfera, por exemplo:
Variação natural – o clima torna-se mais quente pela dinâmica caótica interna do sistema terra-atmosfera (ou seja, sem influência externa).
Atividade solar – tanto o aumento direto da produção de energia solar quanto os mecanismos indiretos de “gatilho” devido à atividade solar (embora ninguém saiba como) podem fazer com que a temperatura da superfície suba.
Efeito estufa – aumento de gases de “estufa” como CO 2 , CH 4 , NO, CFC,…etc. (na verdade, H 2 O também é muito eficiente, mas no momento assume-se que está em estado estacionário).
Gases de efeito estufa
Dióxido de carbono: combustão de resíduos sólidos, combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão) e madeira e produtos de madeira
Metano : produção e transporte de carvão, gás natural e petróleo. As emissões de metano também resultam da decomposição de resíduos orgânicos em aterros de resíduos sólidos municipais e da criação de gado.
Óxido nitroso: atividades agrícolas e industriais, bem como durante a combustão de resíduos sólidos e combustíveis fósseis.
hidrofluorocarbonetos (HFCs), perfluorocarbonos (PFCs) e hexafluoreto de enxofre (SF6),
processo industrial.
Aumento de Emissões de GEE
Desde os tempos pré-industriais, as concentrações atmosféricas de CO2 , CH 4 e N 2 O subiram mais de 31%, 151% e 17%, respectivamente. Os cientistas confirmaram que isso se deve principalmente à atividade humana. A queima de carvão, petróleo e gás e o corte de florestas são os grandes responsáveis.
Veja também
Balanço Energético da Terra
- energia solar incidente
- radiação de onda longa de saída
- balanço energético detalhado
- o efeito estufa e os GEEs
- aumento de GEE
- ciclos biogeoquímicos; o ciclo do carbono
- explicação do conceito de forçante radiativa
- valores atuais de forçantes radiativas
- tendências de temperatura média global passadas
- efeitos de retroalimentação. Fatores que impulsionam as mudanças climáticas.
- modelos de computador
- previsões: aquecimento global e outras mudanças no clima
Resumos CieBio
Resumos para Vestibular, ENEM, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Concursos
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.