Cientistas desenvolveram Mini robôs que imitam Artrópodes
Os resultados mostraram que movimento rápido, alta resolução, ampla faixa de velocidade, alta agilidade, grande capacidade de carga, boa adaptabilidade e miniaturização são alcançados com sucesso pelo mini robô.
Para a equipe de cientistas é realmente um desafio satisfazer todas essas performances ao mesmo tempo.
Inspirado no metamerismo de artrópodes da natureza, o estudo propôs um mini robô composto por três segmentos piezoelétricos.
A relação com as animais ocorre porque é que ele usa vários princípios de locomoção de artrópodes, pode transportar cargas e atravessar obstáculos, e também tem a rapidez e agilidade de uma centopéia através da coordenação de múltiplos segmentos piezoelétricos.
Movimento rápido com velocidade máxima de 516 mm s −1é realizado operando no modo ressonante, e o movimento de passo com uma resolução de 0,44 μm é obtido pelo modo senoidal pulsado.
A mais ampla faixa de velocidade entre os relatórios publicados de mil robôs é alcançada pelo projeto dos pesquisadores. Sua agilidade supera outros milirobôs piezoelétricos porque os movimentos lineares, de direção e de rotação são executados e alternados de maneira flexível.
Imagem Ilustrativa |
Embora miniaturização, movimento rápido, alta resolução, alta agilidade e boa adaptabilidade são características relativamente contraditórias no projeto de robôs móveis esse estudo mostrou que é possível aliar todas essas características em um milirobô.
Veja o estudo completo aqui
Perguntas sobre o texto
- Quais foram os resultados são alcançados pelo mini robô?
- Por que sua agilidade supera outros milirobôs piezoelétricos?
- Em que foi inspirado e como é composto o mini robô?
- Por que ocorre a relação com as animais?
Compartilhe nas Redes Sociais!