Notícias Científicas: Plantas Medicinais reduzem doenças cardiovasculares, diz estudo
Os efeitos de plantas medicinais e compostos naturais bioativos na homocisteína
Em estudo publicado na Revista Científica MDPI pesquisadores concluíram que, com base em estudos com animais, o chá preto e verde, canela, resveratrol, curcumina, extrato de alho, gengibre e soja reduziram significativamente os níveis de homocisteína.
A pesquisa afirma que a homocisteína elevada está intimamente relacionada às doenças não transmissíveis, as doenças cardiovasculares (DCVs) por meio de vários mecanismos, incluindo a inflamação do endotélio vascular.
Em conclusão, o artigo científico destacou a importância dos efeitos benéficos das plantas medicinais como agentes naturais, baratos e acessíveis sobre os níveis de homocisteína. No entanto, os resultados dos ensaios clínicos não foram uniformes, diz o estudo.
Segundo os pesquisadores doenças não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares (DCVs) são a principal causa de mortalidade e morbilidade nas comunidades globais. Em 2030, estima-se que as mortes relacionadas com DCV atinjam um aumento global de 25 milhões. Obesidade, tabagismo, álcool, hiperlipidemia, hipertensão e hiper-homocisteinemia são vários fatores de risco conhecidos para DCV.
O objetivo principal deste estudo foi revisar a eficácia dos compostos naturais bioativos sobre os níveis de homocisteína de acordo com os ensaios clínicos e estudos em animais.
Os cientistas demonstram que as estratégias para o manejo adequado de DCVs estão em constante evolução; as plantas medicinais têm recebido destaque nas pesquisas recentes, uma vez que esses produtos naturais apresentam efeitos promissores na prevenção e no tratamento de diversas doenças crônicas.
Imagem Ilustrativa - Pixabay |
Leia também:
Veja o Artigo completo
Fonte: Atazadegan, MA; Bagherniya, M .; Askari, G .; Tasbandi, A .; Sahebkar, A. The Effects of Medicinal Plants and Bioactive Natural Compounds on Homocysteine. Molecules 2021 , 26 , 3081. https://doi.org/10.3390/molecules26113081
Compartilhe nas Redes Sociais!