50 Textos de Ciências e Biologia para Aula.
>> Textos para Aula de Ciências sobre Animais, com perguntas
>> 7 Textos para Aula de Ciências sobre Saúde, com perguntas.
- Cientistas relacionam dor crônica com desnutrição
- Texto de Ciências: Fatores associados ao consumo irregular de frutas e vegetais
- Texto de Ciências sobre o Impacto da Poluição na Pele, com perguntas.
- Texto de Ciências sobre Saneamento Básico e Saúde
- Texto de Ciências: Pesquisadores desenvolvem Lixeira Inteligente
- Texto de Ciências: Acidificação dos oceanos afeta biodiversidade
- Texto de Ciências: Problemas Ambientais e Saúde, com perguntas.
- Texto de Ciências: Doenças Tropicais Negligenciadas, com perguntas
- Textos de Ciências: Pandemias de gripes - Texto para aula:
>> Textos sobre Ecologia, com Perguntas
>> Textos para Aula de Ciências sobre Tecnologia e Sustentabilidade, com Perguntas.
- Texto sobre Tecnologia: O Impacto dos ônibus autônomos
- Texto sobre Tecnologia: Mini Robôs que imitam Artrópodes
- Texto de Ciências: Gestão Agrícola e Sustentável
- Texto de Ciências: Agricultura Sustentável
- Textos de Ciências: Conscientização Ambiental na Sociedade
- Texto de Ciências: Turismo Sustentável e o Desafio das Mudanças Climáticas
- Texto de Biologia: Unidades de Conservação de Uso Sustentável.
- Texto de Ciências sobre Sustentabilidade, com perguntas.
- Texto de Ciências: Meio Ambiente 9 Ano: Tecnologia e Sustentabilidade, com questões
- Texto de Ciências: Desenvolvimento sustentável vs crescimento econômico.
- Texto de Ciências sobre Turismo Sustentável, com perguntas
- Texto de Ciências: Tipos de Produtos de Logística Reversa Obrigatória
- Texto de Ciências: Certificação de Biocombustíveis - RenovaBio
- Texto de Ciências: Meio Ambiente e o ciclo de vida dos produtos.
- Texto de Ciências: Meio Ambiente e a Destinação Final de Resíduos.
- Texto de Ciências: Padrões de Qualidade Ambiental
- Texto de Ciências: O que é Descarbonização?
>> Textos para Aula de Ciências sobre Meio Ambiente e Conservação
- Texto de Ciências: Saiba o que é uma Reserva Biológica.
- Texto de Ciências: Diferença entre uso direto e uso indireto dos recursos naturais.
- Texto de Ciências sobre Unidades de Conservação, com perguntas.
- Texto de Ciências sobre Conversão de Florestas em plantações, com perguntas
- Textos de Ciências: Macaúba na produção de Biodiesel no Brasil.
- Texto de Ciências sobre a Água Subterrânea
- Texto de Ciências sobre Meio Ambiente: Refugiados Ambientais
- Texto de Ciências: Tipos de Unidades de Conservação de Proteção Integral.
- Texto de Ciências sobre Mudanças Climáticas e Acordo de Paris
- Texto de Ciências sobre Parque Nacional: Unidade de Conservação de Proteção Integral
- Conheça os Sistemas de Alertas contra Temporais e Tsunamis
Aplicação dos textos
Texto de ciências 6 ano com perguntas e respostas
Texto de ciências 7 ano com perguntas e respostas
Texto de ciências 8 ano com perguntas e respostas
Texto de ciências 9 ano com perguntas e respostas
Nesta postagem trouxemos uma série de textos de ciências para trabalhar em sala de aula. Textos com interpretação e com perguntas e respostas.
Estratégias de uso de texto na aula de ciências
Os professores de ciências, bem como outros professores "disciplinares", não veem a si próprios como alfabetizadores. Ou seja, estratégias e habilidades para fazer sentido a partir do texto são normalmente visto como o trabalho de professor de português. Os textos nas aulas de ciências são fundamentais, inclusive para uma alfabetização científica.
Objetivos e propósitos interpretativos para os quais os alunos se envolvem com as ciências, em comparação com textos literários, são bastante diferentes e requerem diferentes práticas disciplinares e são fundamentado em diferentes epistemologias, ideias centrais, gêneros e discurso de criação de sentido práticas (1).
Os textos ricos e variados, enfocam a alfabetização como uma ferramenta de aprendizagem, e instrução fornece aos alunos oportunidades significativas para desenvolver seu conteúdo científico. Mostra aos alunos como aprender ciências por meio da leitura e como aprender a alfabetizar por meio Ciência. (2)
Ler e escrever em ciências exigem que os alunos integrem uma série de conhecimentos científicos e a formação de um vocabulário específico.
Isso é muito importante, uma vez que a compreensão da leitura está intrinsecamente ligada ao conhecimento de vocabulário. Também se relaciona com o conceito de conhecimento prévio para que mantenha o novo aprendizado; se os alunos têm uma compreensão segura do vocabulário ao ler o texto, eles acharão mais fácil sintetizar os conceitos que se relacionam com o vocabulário conforme os encontram no texto. (3)
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.