+50 Textos de Ciências e Biologia para Aula.

 50 Textos de Ciências e Biologia para Aula.



>> Textos para Aula de Ciências sobre Animais, com perguntas

>> 7 Textos para Aula de Ciências sobre Saúde, com perguntas.

  1. Cientistas relacionam dor crônica com desnutrição
  2. Texto de Ciências: Fatores associados ao consumo irregular de frutas e vegetais
  3. Texto de Ciências sobre o Impacto da Poluição na Pele, com perguntas.
  4. Texto de Ciências sobre Saneamento Básico e Saúde
  5. Texto de Ciências: Pesquisadores desenvolvem Lixeira Inteligente
  6. Texto de Ciências: Acidificação dos oceanos afeta biodiversidade
  7. Texto de Ciências: Problemas Ambientais e Saúde, com perguntas.
  8. Texto de Ciências: Doenças Tropicais Negligenciadas, com perguntas
  9. Textos de Ciências: Pandemias de gripes - Texto para aula:

>> Textos sobre Ecologia, com Perguntas

>> Textos para Aula de Ciências sobre Tecnologia e Sustentabilidade, com Perguntas.

    1. Texto sobre Tecnologia: O Impacto dos ônibus autônomos
    2. Texto sobre Tecnologia: Mini Robôs que imitam Artrópodes
    3. Texto de Ciências: Gestão Agrícola e Sustentável
    4. Texto de Ciências: Agricultura Sustentável
    5. Textos de Ciências: Conscientização Ambiental na Sociedade
    6. Texto de Ciências: Turismo Sustentável e o Desafio das Mudanças Climáticas
    7. Texto de Biologia: Unidades de Conservação de Uso Sustentável.
    8. Texto de Ciências sobre Sustentabilidade, com perguntas.
    9. Texto de Ciências: Meio Ambiente 9 Ano: Tecnologia e Sustentabilidade, com questões
    10. Texto de Ciências: Desenvolvimento sustentável vs crescimento econômico.
    11. Texto de Ciências sobre Turismo Sustentável, com perguntas
    12. Texto de Ciências: Tipos de Produtos de Logística Reversa Obrigatória
    13. Texto de Ciências: Certificação de Biocombustíveis - RenovaBio
    14. Texto de Ciências: Meio Ambiente e o ciclo de vida dos produtos.
    15. Texto de Ciências: Meio Ambiente e a Destinação Final de Resíduos.
    16. Texto de Ciências: Padrões de Qualidade Ambiental
    17. Texto de Ciências: O que é Descarbonização?

    >> Textos para Aula de Ciências sobre Meio Ambiente e Conservação

    1. Texto de Ciências: Saiba o que é uma Reserva Biológica.
    2. Texto de Ciências: Diferença entre uso direto e uso indireto dos recursos naturais.
    3. Texto de Ciências sobre Unidades de Conservação, com perguntas.
    4. Texto de Ciências sobre Conversão de Florestas em plantações, com perguntas
    5. Textos de Ciências: Macaúba na produção de Biodiesel no Brasil.
    6. Texto de Ciências sobre a Água Subterrânea
    7. Texto de Ciências sobre Meio Ambiente: Refugiados Ambientais
    8. Texto de Ciências: Tipos de Unidades de Conservação de Proteção Integral.
    9. Texto de Ciências sobre Mudanças Climáticas e Acordo de Paris
    10. Texto de Ciências sobre Parque Nacional: Unidade de Conservação de Proteção Integral
    11. Conheça os Sistemas de Alertas contra Temporais e Tsunamis 

    Aplicação dos textos

    Texto de ciências 6 ano com perguntas e respostas
    Texto de ciências 7 ano com perguntas e respostas
    Texto de ciências 8 ano com perguntas e respostas
    Texto de ciências 9 ano com perguntas e respostas

    +30 Textos de Ciências para Aula, com Perguntas


    Nesta postagem trouxemos uma série de textos de ciências para trabalhar em sala de aula. Textos com interpretação e com perguntas e respostas.

    Estratégias de uso de texto na aula de ciências

    Os professores de ciências, bem como outros professores "disciplinares", não veem a si próprios como alfabetizadores. Ou seja, estratégias e habilidades para fazer sentido a partir do texto são normalmente visto como o trabalho de professor de português. Os textos nas aulas de ciências são fundamentais, inclusive para uma alfabetização científica.

    Objetivos e propósitos interpretativos para os quais os alunos se envolvem com as ciências, em comparação com textos literários, são bastante diferentes e requerem diferentes práticas disciplinares e são fundamentado em diferentes epistemologias, ideias centrais, gêneros e discurso de criação de sentido práticas (1). 

    Os textos ricos e variados, enfocam a alfabetização como uma ferramenta de aprendizagem, e instrução fornece aos alunos oportunidades significativas para desenvolver seu conteúdo científico. Mostra aos alunos como aprender ciências por meio da leitura e como aprender a alfabetizar por meio Ciência. (2)

    Ler e escrever em ciências exigem que os alunos integrem uma série de conhecimentos científicos e a formação de um vocabulário específico.

    Isso é muito importante, uma vez que a compreensão da leitura está intrinsecamente ligada ao conhecimento de vocabulário. Também se relaciona com o conceito de conhecimento prévio para que mantenha o novo aprendizado; se os alunos têm uma compreensão segura do vocabulário ao ler o texto, eles acharão mais fácil sintetizar os conceitos que se relacionam com o vocabulário conforme os encontram no texto. (3)


    compartilhe compartilhe

    Compartilhe nas Redes Sociais!


    Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

     
    Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

    Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

    João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.