Título: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais
Autor: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Categoria: Biolgia e Meio Ambiente
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
O período entre 2012 e 2013 será de intensa mobilização nas escolas brasileiras. Mais uma vez, muitas
comunidades escolares do ensino fundamental estarão empenhadas em realizar a quarta edição da Conferência
Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Em algumas escolas este é um momento ansiosamente esperado. Afinal,
por meio da conferência, a juventude – essa parcela ainda pouco ouvida da humanidade – fortalece sua voz e ajuda
a tornar o presente e o futuro mais sustentáveis.
Nas conferências anteriores, as escolas exercitaram sua capacidade de unir os desafios globais aos locais,
definindo responsabilidades pessoais e coletivas para enfrentá-los. Milhares de comunidades escolares de todo o
país assumiram responsabilidades em relação a diversos temas ligados ao cotidiano, como o cuidado com os seres
vivos, as águas, os alimentos, a energia, as mudanças climáticas. Como resultados dessas conferências, surgiram as
Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida) e os Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente e
a Sustentabilidade (CJ).
Entre 2012 e 2013, as escolas são convidadas a “arregaçar as mangas” e partir para a ação. Incentivadas a
procurar respostas para as mudanças socioambientais globais, as escolas encontram-se diante de um duplo desafio.
Precisam se tornar sustentáveis para fazer frente aos fenômenos que as mudanças climáticas acarretam. Ao mesmo
tempo, precisam preparar-se para educar para a sustentabilidade, construindo com os estudantes e seus familiares
as formas de se prevenirem, se adaptarem e, quando possível, abrandarem os efeitos das mudanças climáticas em
suas vidas e na de suas comunidades.
Esta publicação pretende fornecer elementos para este debate nas escolas. Como parte da preparação para
a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, propõe questões como:
• O que é uma escola sustentável?
• Quais valores, habilidades e atitudes são necessários para que a escola contribua para melhorar a qualidade de
vida das presentes e futuras gerações?
• Como transformar a escola em um espaço vivo, bonito, acolhedor, inclusivo e motivador de ações e atitudes
sintonizadas com a sustentabilidade socioambiental?
• Como as edificações escolares podem estimular a inovação, a aprendizagem e o cuidado dos seres humanos
entre si e com o meio em que vivem?
Você, professor, é pessoa-chave na animação deste processo. Com as informações e dicas contidas nesta
publicação, poderá inserir as temáticas em suas aulas, buscando ligações entre as diferentes disciplinas. Queremos
que o exercício coletivo de pensar novos hábitos e culturas na escola inspire a gestão escolar a modificar práticas
enraizadas. Esse movimento criativo auxiliará a comunidade escolar a buscar soluções para modificar os espaços
construídos e revisitar os currículos, tornando-os coerentes com as premissas da sustentabilidade socioambiental.
Esperamos que, com essa ampla mobilização nas escolas, possamos dar passos decisivos para transformar
as escolas em lugares de aprendizagem para a sustentabilidade. E que dela surjam frutos importantes para as
políticas públicas em defesa da vida no Brasil e no planeta. Afinal:
Se não formos nós, então quem? Se não for agora, então quando?
Frase extraída da Carta de Responsabilidades da Conferência Internacional Infantojuvenil Vamos Cuidar do Planeta, ocorrida em 2010.
C
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.