Estudo publicado na revista Scand J Work Environ Saúde 2002; 28 Suppl 2 : 16-20 analisou a prevalência de exposição à fumaça ambiental do tabaco no trabalho e em casa, na Finlândia.
Exposição à fumaça do tabaco no trabalho e em casa, na Finlândia.
Os objetivos foram do estudo descrever as tendências da exposição à fumaça ambiental do tabaco no trabalho e em casa na Finlândia durante 15 anos.
O trabalho foi realizado por questionário postal, feito anualmente, de 1985 a 2000. Ele incluiu uma amostra aleatória de 58 721 homens e mulheres finlandeses com idades entre 15 a 64 anos.
Os princiapais resultados definem que no meio da década de 1980, cerca de um quarto dos homens não-fumantes empregados e 15% das mulheres não-fumantes foram expostos pelo menos 1 hora diária ao fumo do tabaco presente no ambiente de trabalho.
Em 2000, as proporções foram 7,9% e 4,4%, respectivamente. A exposição ao fumo ambiental do tabaco em casa também diminuiu ligeiramente.
Em 2000, 14,3% dos homens não fumantes e 13% das mulheres não-fumantes com idades entre 15 e 64 anos foram expostas à fumaça ambiental do tabaco no trabalho ou em casa.
A exposição no trabalho era cerca de três vezes mais comum entre os fumantes do que entre os não-fumantes, mas uma tendência decrescente também foi encontrada entre os fumantes.
Em 2000, em 85% dos locais de trabalho foi permitido fumar apenas em salas separadas para fumantes, ou onde ninguém estava fumando. Por outro lado, em 7,3% dos postos de trabalho foi permitido, também, fumar em áreas comuns.
Imagem ilustrativa |
Conclusões
Nos 15 anos avaliados, a exposição à fumaça ambiental do tabaco no trabalho diminuiu significativamente na Finlândia. Ambas as ações legislativas e a diminuição geral na prevalência do tabagismo contribuíram para este declínio. No entanto, apesar da acentuada diminuição, quase 14% dos não-fumantes com idades entre 15 a 64 anos ainda estão expostos ao fumo do tabaco presente no ambiente, seja em casa ou no local de trabalho.
Jousilahti P, Helakorpi S
LicençaCreative Commons 4.0 Licença Internacional Creative Commons Attribution .Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.