Texto de Ciências sobre Os Artrópodes: A diversidade e Abundância dos artrópodes
Os artrópodes são, de longe, a forma de vida mais diversificada no planeta.
Os Insetos sozinhos, com aproximadamente 1.000.000 de espécies conhecidas, compreendem mais da metade de todas tipos de vida conhecidos por ocorrer no planeta. Ainda assim os números impressionantes de artrópodes refletem apenas “espécies ”, que foram adequadamente descritas na literatura científica e aceito como espécies distintas.
De fato, de todas as espécies animais classificadas por cientistas, mais de três quartos são artrópodes. Possuem um corpo segmentado coberto com um esqueleto externo duro.Os artrópodes podem ter muitos pares de pernas e outras partes que se estendem do corpo. Insetos são artrópodes, assim como crustáceos como o camarão e aracnídeos, como a aranha.
by Pixabay |
Esse número representa apenas uma pequena fração do número estimado de espécies presentes no planeta hoje. Esse número também é uma pequena fração de todos os insetos que já existiram no planeta porque muitos dos artrópodes que existiram desde sua primeira aparição milhões de anos atrás, agora estão extintos.
Hoje, o número de espécies de insetos que se pensa ocorrer geralmente é estimado em cerca de quatro a cinco milhões de espécies.
A grande maioria destes, pelo menos 80%, permanecem desconhecidos para a ciência até agora. O progresso está sendo feito para fechar essa lacuna, com mais de 7.000 novos insetos sendo descritas anualmente, mais de 20 por dia em média. Nesse ritmo de novas descobertas, impressionante como, talvez possamos esperar um catálogo completo dos cinco milhões de insetos estarão prontos em cerca de 550 anos.
Uma pergunta muito mais difícil de responder é“Quão abundantes são insetos e outros artrópodes em termos do número total da população? ”
Um dos problemas é que o número esmagador de artrópodes são pequenos e vivem no solo. Por exemplo, uma das primeiras tentativas de contar todos artrópodes em uma amostra de solo foi realizada em estudos científicos.
Cerca de 2,5 bilhões de artrópodes foram estimados por hectare, como ácaros compreendendo cerca de 62% do número total. Com base em pesquisas como essa, estima-se que os insetos, coquetéis, ácaros,e outros artrópodes terrestres superam o número humanos em até 250 milhões a 1. Além disso,esses artrópodes coletivamente compreendem mais de 80% dosa biomassa total dos animais terrestres, longe superando todos os outros habitantes da terra, como minhocas, répteis, pássaros e mamíferos.
Referências
http://assets.press.princeton.edu/chapters/s10163.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.