Alerta pessoal autônomo em tempo real de tubarão por meio de vigilância aérea
Embora a detecção aérea de tubarões já seja uma prática padrão para a segurança da praia há décadas, as novas tecnologias oferecem oportunidades aprimoradas.
Essas novidades variam de drones/veículos aéreos não tripulados (UAVs) que oferecem novos recursos de visualização a novos aplicativos que fornecem aos banhistas riscos atualizados para análise antes de entrar na água.
No vídeo é possível ver esse tipo de alerta
Um estudo descreve a plataforma Sharkeye, um projeto inédito para demonstrar alertas pessoais de tubarão para banhistas na água e em terra, aproveitando a coleção inovadora de imagens UAV, algoritmos de detecção de aprendizado de máquina hospedados na nuvem e relatórios através de dispositivos inteligentes.
Para executar sistema Sharkeye , os pesquisadores desenvolveram um novo algoritmo de detecção treinado por aprendizado de máquina com base em imagens aéreas de tubarões e raios reais coletados em praias locais.
Eles hospedaram e implantaram o algoritmo na nuvem, e alertas push integrados para banhistas na água por meio de um aplicativo de tubarão para rodar em sistemas operacionais.
O projeto foi testado com sucesso em campo em Kiama, na Austrália, com mais de 350 eventos de detecção registrados, seguidos pelo alerta de vários relógios inteligentes simultaneamente em terra e na água e com análises capazes de detectar análogos, raios e surfistas de tubarões em condições médias da praia e todas baseadas em ~ 1 h de dados de treinamento no total.
Demonstrações adicionais mostraram o potencial do sistema para permitir a comunicação entre nadadores salva-vidas e a capacidade de criar uma rede sob demanda para habilitar a plataforma.
O sistema foi desenvolvido para fornecer aos nadadores e surfistas informações imediatas por meio de aplicativos inteligentes, capacitando salva-vidas / salva-vidas e banhistas para evitar encontros indesejados com a vida selvagem antes que ela aconteça.
Imagem Ilustrativa Pixabay* |
Para os cientistas, com mais treinamento e otimização, o algoritmo pode ser significativamente aprimorado para precisão na previsão.
Há também a possibilidade de expandir para uma série de outros objetos à base de praia e água. Com a base do sistema em vigor, o algoritmo pode ser expandido para examinar vários aspectos relevantes do gerenciamento de tubarões, incluindo a identificação rápida de várias espécies, padrões de comportamento para espécies específicas de tubarões e relações entre espécies (por exemplo, seguir bolas de isca).
Ver Pesquisa na íntegra aqui
Robert Gorkin III 1,*,Kye Adams,Matthew J Berryman 1,3,4,Sam Aubin 5,Wanqing Li ,Andrew R Davis 2 andJohan Barthelemy Sharkeye: Real-Time Autonomous Personal Shark Alerting via Aerial Surveillance Drones 2020, 4(2), 18; https://doi.org/10.3390/drones4020018 (registering DOI)
*A imagem não tem relação com a pesquisa
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.