Tubarões-tigre são predadores preguiçosos, dizem cientistas

Você não vai acreditar, mas um dos principais predadores do oceano - o tubarão-tigre - foi revelado como um caçador relaxado e às vezes preguiçoso por cientistas que estudaram seu comportamento.



Vídeo - Youtube*



Tubarões-tigre são predadores preguiçosos, dizem cientistas


Pesquisadores do Instituto Australiano de Ciências Marinhas (AIMS) e do Instituto Harry Butler da Universidade Murdoch anexaram etiquetas especializadas que combinavam câmeras com sensores de movimento e ambientais a 27 tubarões-tigre no recife de Ningaloo, na costa da Austrália Ocidental.

Coletando 60 horas de filmagem, as etiquetas revelaram os movimentos 3D dos tubarões em relação às suas presas, mostrando várias espécies-alvo, incluindo tartarugas, peixes grandes e outros tubarões realizando manobras de fuga quando um tubarão-tigre mostrou interesse.

A Dra. Samantha Andrzejaczek, da AIMS, disse que os tubarões-tigre são predadores surpreendentemente preguiçosos.

"Nossos tubarões identificados continuaram seus cursos sem tentar antecipar o indivíduo em alerta, mesmo que eles estivessem bem na frente deles", disse Andrzejaczek, principal autor de um trabalho de pesquisa divulgado hoje.

"Descobrimos que os tubarões eram mais propensos a usar furtividade para espionar suas presas."


O pesquisador sênior da AIMS e especialista em tubarões, Mark Meekan, disse que as câmeras conectadas aos tubarões lhes deram uma visão sem precedentes do papel dos tubarões-tigre nos ambientes de recifes de coral.

"Podemos começar a entender não apenas o que os animais estão comendo, mas como eles alteram o comportamento das presas ao seu redor e como isso pode afetar o recife de coral", disse Meekan.

"À medida que desenvolvemos estratégias para gerenciar e conservar esses sistemas no futuro, precisamos entender como eles são controlados de cima para baixo, o que significa que precisamos entender como esses principais predadores estão usando esses recifes".

Adrian Gleiss, do Instituto Harry Butler da Universidade Murdoch, comparou tubarões-tigre a leões.

"Eles não desperdiçam energia perseguindo presas que já estão cientes delas e podem escapar facilmente", disse Gleiss. "Esses tubarões minimizam a produção de energia e as chances de sucesso ao se aproximar de tartarugas inocentes e peixes grandes".

Leia também:



As etiquetas revelavam os tubarões-tigre frequentemente caçados nos habitats rasos de areia do recife Ningaloo.

Fixadas à mão nas barbatanas dorsais dos tubarões, as etiquetas se destacam automaticamente após 24 a 48 horas. As tags flutuantes foram rastreadas usando uma antena de rádio e os dados foram baixados, proporcionando aos pesquisadores um dia ou mais na vida do tubarão.

O projeto foi conduzido por cientistas do Instituto Australiano de Ciência Marinha, Universidade de Murdoch, Universidade da Austrália Ocidental e Universidade de Stanford, na Califórnia.

O artigo de pesquisa “ Tags de biologia revelam ligações entre comportamentos de movimento horizontal e vertical de grande escala em tubarões-tigre ” foi publicado na revista Frontiers in Marine Science.

*Não relacionado com pesquisa Fonte:https://www.aims.gov.au/docs/media/latest-news/-/asset_publisher/EnA5gMcJvXjd/content/tiger-sharks-revealed-as-lazy-predators



Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.