Pandemias de gripes
Uma das maiores e mais prováveis ameaças à saúde do pública é naturalmente uma pandemia de influenza.As epidemias de gripe acontecem quase todos os anos (freqüentemente chamada de influenza sazonal) e causam muitas mortes anualmente em todo o mundo.
As epidemias de gripe são causadas por algumas cepas de vírus conhecidas que circulam pelo mundo. Com o tempo, as pessoas desenvolvem imunidades a essas cepas e são desenvolvidas vacinas para proteger as pessoas de doença grave.
Os vírus da gripe experimentam mudanças leves e freqüentes em sua estrutura genética, mas o principal fator causador da pandemia é que ocasionalmente, no entanto, sofrem uma grande mudança na composição genética. isto é essa grande mudança genética que cria um vírus "novo" e o potencial de uma pandemia - uma epidemia global.
O perigo do vírus mutante é que criação de um novo vírus significa que a maioria, senão todas, as pessoas no mundo nunca foram expostas à nova cepa e não tem imunidade à doença. Isso também significa que novas vacinas devem ser desenvolvidas e, portanto, provavelmente não estarão disponíveis por meses, durante os quais, muitas pessoas podem ficar infectadas e gravemente doentes.
Durante o 20 século, ocorreram três pandemias que se espalharam por todo o mundo.
A pandemia de gripe de 1918 foi especialmente virulenta, matando uma grande número de jovens adultos saudáveis. A pandemia causou mais mais de 40 milhões de mortes em todo o mundo. As pandemias subsequentes em 1957–58 e 1968-69 causaram muito menos fatalidades mas causou doenças significativas e morte em todo o mundo.
Recentemente uma Pandemia causada por um coronavírus (COVID-19) se espalhou pelo Globo Terrestre.
Exercícios do Texto
1) Qual foi a pandemia que mais matou no século 20?
2) Qual é o principal fator causador da pandemia?
3) Qual é o perigo do vírus mutante?
Veja também:
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.