Desenvolvimento sustentável vs crescimento econômico.
Para Sayan Roy a interface de tecnologia para o mercado como soluções econômicas orientadas tecnologicamente parecem ter uma compreensão limitada das causas dos problemas que são criados para solucionar.
Segundo o autor esta interface tecnológica, também, não consegue reconhecer a intrincada relação entre os seres humanos e seus ambientes.
Em seu trabalho científico o pesquisador expõe a incapacidade percebida de quadros econômicos convencionais para capturarem o dinamismo, interações complexas e a natureza dos fenômenos de manutenção da vida na biosfera.
Assim, o escritor Questiona a eficácia dos instrumentos econômicos utilizados para abordar questões ambientais complexas, tais como as alterações climáticas e o desmatamento. A análise busca entender o ambiente e a sociedade no contexto de mercados e dos mecanismos de avaliação.
Sua pesquisa avalia criticamente diferentes modelos de progresso econômico e desenvolvimento, utilizando conceitos baseados na ideia da 'economia política'. Ele explorou fatores como a influência da globalização sobre esses diferentes modelos e a relação entre as instituições financeiras internacionais, organismos de comércio e acordos que, continuamente, exercem pressões econômicas sobre os governos.
Fonte: Sayan Roy. Ashoka Trust for Research in Ecology and the Environment. acessado em 09/08/17
Responda
1) De acordo com o autor o que a interface tecnológica não consegue reconhecer?
2) Segundo o texto quais aspectos os quadros econômicos convencionais são incapazes de perceberem?
3) Quais fatores o autor explorou em sua pesquisa?
Veja também:
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.