Planejamento de Ciências 8º Ano Ensino Fundamental, BNCC
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular 4.3.1.2. Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
Nível de Ensino Ensino Fundamental 8º Ano
Componente Curricular Ciências
Modalidade de Ensino Educação Presencial
Publicidade
1. Objetivos Gerais para Planejamento
Desenvolver a capacidade de compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica, estimulando o aprendizado em matéria de população e de vida familiar, despertando o interesse e a curiosidade pela Ciência, pela realidade local e universal, por meio de explorações e pela sistematização dos conhecimentos, enfatizando as relações no âmbito da vida do ambiente, do Universo e dos equipamentos tecnológicos, para melhor situar-se em seu mundo e a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental.
2. Conteúdos, Objetivos específicos e habilidades
2.1 Unidade Temática: Matéria e energia
Objetos de conhecimento:
- Fontes e tipos de energia
- Transformação de energia
- Cálculo de consumo de energia elétrica
- Circuitos elétricos
- Uso consciente de energia elétrica
Habilidades
- (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
- (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
- (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
- (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
- (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
- (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
2.2 Unidade Temática: Vida e evolução
Objetos de conhecimento
- Mecanismos reprodutivos
- Sexualidade
Habilidades
- (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
- (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
- (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
- (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
2.3 Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos de conhecimento
- Sistema Sol, Terra e Lua
- Clima
Habilidades
- (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
- (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
- (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
- (EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
- (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
3. Abordagem metodológica (Metodologia, Estratégias e Recursos)
- Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
- Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.
- Jogos e simulações.
- Exploração bibliográfica,
- Entrevista,
- Experimentação,
- Trabalho de campo registradas de diferentes formas, para proporcionar melhor aprendizagem;
- Apresentação de seminário, relatório ou outras formas de conclusão.
4. Avaliação
Recuperar as discussões de valores e procedimentos efetuados em sala.
A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades.
Planejamento de Avaliação
Realização das tarefas solicitadas; Organização do material, caderno; Correção das atividades; Acompanhamento pelo responsável; Ética e solidariedade nas relações.
Observação. Planejamento sugestivo
>> Planejamento de Ciências 6º Ano do Ensino Fundamental, BNCC
>> Planejamento de Ciências 7º Ano Ensino Fundamental, BNCC
>> Planejamento de Ciências 8º Ano Ensino Fundamental, BNCC
>> Planejamento de Ciências 9º Ano Ensino Fundamental BNCC
Outros planejamentos
>> Planejamento de Ciências EJA - Educação de Jovens e Adultos
Planejamento anual de ciências 6º Ano
Plano de aula de ciências 6º Ano
Planejamento de ciências 6º Ano
Plano de curso de ciências 6 Ano
Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs - Ciências
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.