Como organizar uma Feira de Ciências
O que é um projeto de feira de ciências?
- Para incentivar os alunos a registrar e apresentar seu trabalho para outras pessoas,desenvolver as - várias habilidades usadas na comunicação científica.
- Permitir que a comunidade, incluindo outros alunos e professores, veja o projeto trabalho realizado por estudantes.
- Incentivar os alunos a buscar seus interesses na ciência além dos limites daa sala de aula
Publicidade
- Incentivar os alunos a buscar seus interesses na ciência além dos limites daa sala de aula
Você pode trabalhar com dois tipos de projetos:
1. Um projeto é uma investigação de um tópico exigindo que um aluno projetar um experimento,
analisar observações e chegar a alguma nova conclusão.
2. Um projeto de pesquisa da literatura deve consistir em
- exposição de uma pesquisa
- um relatório e
- uma exibição visual do trabalho do aluno (multimídia).
Por que os alunos devem fazer projetos de Feira de Ciências?
- Os alunos aprendem fazendo!- Ensina aos alunos o método científico.
- As habilidades interdisciplinares são desenvolvidas: leitura, escrita, pesquisa, organização, arte, design, matemática, estatística…. e mais!
- Os alunos veem um projeto até a conclusão.
- Fazer um projeto pode ajudar a desenvolver a satisfação e o orgulho.
Crie categorias de projetos para feira de ciências:
- Ciências Sociais e Comportamentais
- Bioquímica
- Botânica
- Química
- Ciência da Computação
- Ciência da Terra e do Espaço
- Engenharia
- Ciência ambiental
- Matemática
- Medicina e Saúde
- Microbiologia
- Física
- Zoologia
Sugestões para organização da Feira de Ciências:
Ao criar uma feira de ciências em nível escolar, é importante pensar nas categorias em queos alunos serão julgados. Seria injusto julgar um aluno do 1º ano segundo os padrões de Aluno da 8ª ano.
- Divisões, exemplos: Júnior (6ª-8ª série) e Sênior (9ª-12ª série)
- Projetos individuais (todas as notas) e projetos de equipe (todas as notas)
A seguinte agenda é apenas uma sugestão para sua Feira de Ciências:
- 8:30 - 9:30 Os alunos chegam e montam seus projetos.
- 9:30 - 12:30 Visitação e o julgamento será realizado.
- 12:30 - 13:30 É quando os alunos fazem uma pausa para o almoço.
- 13:30 - 14:30 Visitação e o julgamento será realizado
- 14:30 - 15:30 Agora é hora da cerimônia de premiação.
- 16:00 - Agora é hora de agradecer a qualquer um dos voluntários, encerramento e desmontar os projetos
Grande Prêmio (10 melhores alunos e melhor equipe)
Prêmios profissionais, viagens, reconhecimento e eventos especiais- 1º a 3º lugar - certificado Azul (excelente)
- 4º e 6 º - certificado Verde (Excelente) e
- 7º a 10º - Vermelho (Menção Honrosa)
- certificado (restante)
Como deve ser as exposições dos trabalhos na feira de ciências?
Exigências e SugestõesCartazes de exposição de projetos
Objetivo do painel de exibição do aluno:
- o que você fez,
- o que você usou
- como você os usou e
- o que você descobriu
- Para fazer isso, você precisará de:
- Placa de exposição de 3 porções
- Imprimir ou selecionar o texto selecionado manuscrito do seu projeto
- Outros recursos visuais: figuras, gráficos, tabelas ou até mesmo alguns materiais usados que podem ser colados no próprio quadro
- Organização e CRIATIVIDADE
- Problema, hipótese e variáveis
- Materiais e procedimento
- Coleta de dados em gráficos, tabelas, etc.
- Análise de dados
- Conclusão
Sugestões de Critérios de julgamento para os trabalhos da feira de ciências
- Capacidade criativa - 30 pontos- Pensamento Científico - 30 pontos
- Profundidade - 15 pontos
- Habilidade - 15 pontos
- Clareza - 10 pontos
Para segurança da Feira de Ciências crie restrições como:
- Exibir placas frágeis e que podem cair- Animais: Absolutamente nenhum animal deve estar em exibição. Apenas fotografias são permitidas.
- Produtos químicos e líquidos em recipientes abertos
- Riscos de fiação, como isolamento desgastado, fios expostos ou conexões soltas
- Substâncias com mau cheiro ou que provocam alergias, como bolores, em recipientes abertos
Feira local
Feira Regional
Feira Estadual
Feira Internacional
- Riscos de fiação, como isolamento desgastado, fios expostos ou conexões soltas
- Substâncias com mau cheiro ou que provocam alergias, como bolores, em recipientes abertos
Competição Níveis de Feiras de Ciências
Feira da escolaFeira local
Feira Regional
Feira Estadual
Feira Internacional
Veja também
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.