Pesquisa Científica desenvolve mini estação meteorológica para escola.
Termodinâmica e eletricidade fazem parte do currículo de física da 10ª série na Romênia, mas as emocionantes questões da física atmosférica e da meteorologia podem ser respondidas se organizadas em atividades especiais.
Uma pesquisa científica baseou-se baseado em um projeto e experimento escolar que foram utilizados durante os últimos anos escolares na sala de aula e em atividades práticas ao ar livre com os alunos do Clube de Ciências.
O objetivo do projeto era construir um dispositivo para medir variáveis climáticas atmosféricas (por exemplo, temperatura do ar, pressão do ar, umidade) e demonstrar e explicar algum fenômeno climático.
As observações são armazenadas em um banco de dados, o arquivo de dados e a visualização dos dados são acessíveis através de uma página da web. Alunos de outras escolas podem se envolver nas medições com seus próprios dispositivos construídos e podem enviar seus próprios dados de medições para o banco de dados comum, para criar um mapa meteorológico para as escolas. Todo o sistema é planejado como uma rede de estações minimeteo para estudantes.
Os pesquisadores concluíram que Esses oferecem a oportunidade para os alunos entenderem a utilidade prática das teorias aprendidas enquanto estão cientes de sua responsabilidade civil pela proteção ambiental.
Para os cientistas as atividades do Science Club são verdadeiras obras de engenharia, nas quais os alunos podem usar seu potencial criativo e idéias inovadoras em uma situação informal de aprendizado.
A pesquisa do projeto mostra que, apesar dos muitos desafios que precisam ser resolvidos, essa é uma forma divertida de aprender para os alunos e eles estão muito motivados para participar.
O objetivo é que em um futuro próximo, uma rede de mini estações meteo por mais escolas será configurada e os dados de cada estação aparecerão em um site comum. As novas estações podem ingressar após um processo simples de registro, e o banco de dados das medições é aberto e acessado pelos usuários em potencial interessados em analisar ou baixar dados.
Veja também
Por fim, concluíram os especialistas que o arquivo do banco de dados precisa ser aprimorado ainda mais, enquanto a meteo-rede também precisa de um recurso estatístico de processamento de dados.
Fonte:
PetÅ ', M. e Kir \' aly, A.}Como construir uma mini estação meteorológica para sua escola? - um projeto com uma perspectiva da ciência cidadã, Avanços em ciência e pesquisa, 16, 2019, pg 185--189 https://www.adv-sci-res.net/16/185/2019/
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.