Pesquisa científica cria método para diferenciar os quatro tipos de ovos
Os ovos produzidos organicamente (certificados por um conselho regulador) ou os que são postos por uma galinha caipira (que pode ser alimentada ao ar livre) não têm o mesmo preço ou qualidade que os de aves criadas no chão de um galinheiro fechado ou daquelas que nunca deixam uma gaiola.
Na União Européia, esses quatro tipos de ovos são rotulados com um código que começa, respectivamente, com os dígitos 0, 1, 2 ou 3, seguido pela identificação do país, que no caso da Espanha, por exemplo, é o abreviatura 'ES'.
Para evitar fraudes e confirmar que o tipo de ovo que o consumidor compra realmente corresponde ao que é mostrado no rótulo, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela (USC) desenvolveu o primeiro método que diferencia os quatro tipos de ovo na etiqueta.
A técnica consiste em extrair os lipídios da gema e analisá-los por espectroscopia UV-VIS-NIR, ou seja, determinar seu espectro de absorção nos comprimentos de onda ultravioleta (UV), visível (VIS) e infravermelho próximo (NIR).
Detalhes do procedimento foram publicados na revista Food Chemistry.
Veja também
Fonte:
Enrique Sacristán First method to differentiate the four egg types https://www.agenciasinc.es/en/News/First-method-to-differentiate-the-four-egg-types
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.