5 incríveis ataques de leões a turistas em Safari
O proverbial "rei dos animais", o leão tem sido um dos animais selvagens mais conhecidos desde os primeiros tempos.
Os leões são mais ativos à noite e vivem em uma variedade de habitats, mas preferem pradarias, savanas, arbustos densos e bosques abertos. Historicamente, eles percorriam grande parte da Europa, Ásia e África, mas agora eles são encontrados principalmente em partes da África ao sul do Saara. Uma população isolada de cerca de 650 leões asiáticos constitui uma raça ligeiramente menor que vive sob proteção rigorosa.
Leão ataca seres humanos?
Na África, ataques em humanos não são incomuns, embora raros. Segundo um artigo Conservation status of the lion publicado no site da organização Lion Conservation há casos em que os ataques ocorrem.
De acordo com o texto manifestações históricas de devoradores de leões homens como os "Comensais de Tsavo" tornaram-se lendas modernas e tais casos de surtos localizados sustentados ocorreram em toda a África por milênios.
De acordo com o texto manifestações históricas de devoradores de leões homens como os "Comensais de Tsavo" tornaram-se lendas modernas e tais casos de surtos localizados sustentados ocorreram em toda a África por milênios.
Veja abaixo um vídeo de um leão atacando turistas em um Safari
Leões se aproximam do carro de forma agressiva...
Segundo o site da organização lion conservation um dos piores casos de ataques de leões registados ocorreram no distrito de Njombe, no sul da Tanzânia, nos anos 30, quando os leões mataram cerca de 1.500 pessoas em uma área de 150 milhas quadradas ao longo de um período de 15 anos (Peterhans & Gnoske, 2001).
Publicidade
O texto do artigo citado informa, ainda, que possivelmente igualmente chocante é o nível de ataques de leões que ocorrem atualmente no sudeste da Tanzânia. Desde 1990, os leões matou cerca de 600 pessoas e feriu pelo menos outras 300. Este número representa quatro vezes aumento nos ataques nos últimos 15 anos (Packer et al. 2005).
Para os pesquisadores estes ataques não são um grande surto atribuído a um único leão ou orgulho de leão, mas deve-se a múltiplos surtos isolados geograficamente dispersos em todo o país e atribuído a dezenas (senão centenas) de leões. Acredita-se que vários fatores contribuem para o surgimento de surtos de ataques ao homem por leões, incluindo provisão com restos humanos, atração pela pecuária, tradições e comportamentos sociais de leão, saúde características da vegetação e do habitat, clima e sazonalidade, e depleção de presas (Peterhans & Gnoske 2001).
Outro vídeo em que leão abre a porta do carro de turista
Leão se aproxima de carro de turista e em um lance rápido abre a porta do veículos.
Para a Lion Conservation os Leões também podem ser atraídos por seres humanos para posse de gado. Se um leão mata uma pessoa enquanto assalta o gado, pode subsequentemente começar a atacar em pessoas (Peterhans & Gnoske 2001). Os Leões podem transmitir o comportamento de atacar as pessoas aos seus filhos. Isso é especialmente provável durante longos períodos de surtos onde várias gerações de leões estão envolvidos. Além de comportamento aprendido, ataques de leão a humanos podem ser estimulados pela competição entre os orgulhos e pela expulsão de juvenis de seus orgulhos natalinos.
O artigo demonstra que outras atividades associadas a um alto risco de ataque está andando sozinho nas primeiras horas da manhã e da noite quando os leões estão ativos, indo para o casar à noite e participar de caças de leões retaliatórios (Packer et al. 2005).
Neste vídeo leão ataca observador...
Observador corre risco
Veja também: Ataque de Elefante faz carro capotar com ocupantes
Para ilustrar suas aulas de ciências e biologia sugerimos a apresentação dos vídeos para discutir com os alunos o comportamento desses animais e do homem e curiosidades sobre animais. . Inclua o tema em seu plano de aula de ciências do 7º ano, educação infantil ou ensino médio
Muitos vídeos na internet mostram, ataque de leões na savana, ataque de leões a bufalos, ataque de leões a hienas, ataque de leoes a turistas, leão ataca homem, leão devora homem vivo, homem atacado por leão, homem matando leão
Veja também: Tubarões-tigre são predadores preguiçosos, dizem cientistas
Referências
Mésochina Pascal, Mbangwa Obed Festo, Chardonnet Philippe, Mosha Rose, Mtui Béatrice, Drouet Nolwenn, Crosmary William, Kissui Bernard. 2010. Conservation status of the lion (Panthera leo Linnaeus, 1758) in Tanzania . June 2010. Montpellier : CIRAD, 92 p.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.