Questões de Biologia sobre Digestão para o Ensino Médio. Série de exercícios de Biologia sobre o sistema digestório sugeridos para elaboração de provas, testes, simulados e exames para preparação para provas escolares, concursos públicos, vestibular e ENEM.
Questões de Biologia sobre Digestão - Sistema Digestório, com gabarito.
Questões objetivas sobre o sistema digestório
1. Cólon descendente é:
a) o segmento inferior do útero.
b) um segmento do intestino grosso.
c) o ducto excretor do pâncreas.
d) a porção distal da via excretora do sistema urinário.
e) o epidídimo.
a) o segmento inferior do útero.
b) um segmento do intestino grosso.
c) o ducto excretor do pâncreas.
d) a porção distal da via excretora do sistema urinário.
e) o epidídimo.
2. (FEPESE Brusque) Durante o processo digestivo humano, os carboidratos complexos são hidrolisados (quebrados) em unidades de glicose. A absorção e o armazenamento de glicose ocorrem, respectivamente, nos seguintes órgãos:
a. ( ) pâncreas e fígado
b. ( ) esôfago e intestino
c. ( ) intestino e músculo
d. ( ) faringe e músculo
e. ( ) intestino e estômago
a. ( ) pâncreas e fígado
b. ( ) esôfago e intestino
c. ( ) intestino e músculo
d. ( ) faringe e músculo
e. ( ) intestino e estômago
3) (EPFESP-PE) Em indivíduos humanos normais, o canal colédoco estabelece uma comunicação anatômica entre:
a) o fígado e a vesícula biliar
b) a vesícula biliar e o jejuno
c) a vesícula biliar e o íleo
d) a vesícula biliar e o duodeno
e) a vesícula biliar e o ceco
4) (UFRGS-RS). Heterótrofa é a nutrição de organismos incapazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de inorgânicos. São heterótrofos:
a) os animais, os fungos e a maioria das bactérias
b) os vegetais, os líquens e a minoria das bactérias
c) os vegetais, os fungos e a minoria das bactérias
d) os animais, os líquens e a minoria das bactérias
e) os animais, as algas e a maioria das bactérias
5) (FUVEST-SP). As enzimas digestivas que agem sobre os carboidratos atuam:
a) somente na boca
b) somente no intestino
c) somente no estômago
d) na boca e no intestino
e) no intestino e no estômago
6) . Em relação à digestão humana, assinale a alternativa incorreta.
a. ( ) A bile e o suco pancreático são altamente alcalinos e, assim, neutralizam a acidez do quimo.
b. ( ) O fígado é a maior glândula do corpo humano e na sua parte inferior encontra-se a vesícula biliar.
c. ( ) O estômago é um órgão de paredes musculosas (com musculatura lisa), em forma de bolsa, cuja mucosa é dotada de numerosas células de atividade secretora de sucos alcalinos.
d. ( ) O pâncreas é uma glândula alongada, situada entre o estômago e o duodeno. Uma das suas funções é secretar insulina para regulação do
metabolismo da glicose.
e. ( ) O alimento começa a sofrer as primeiras etapas de digestão na boca, através da ação mecânica e enzimática.
a. ( ) A bile e o suco pancreático são altamente alcalinos e, assim, neutralizam a acidez do quimo.
b. ( ) O fígado é a maior glândula do corpo humano e na sua parte inferior encontra-se a vesícula biliar.
c. ( ) O estômago é um órgão de paredes musculosas (com musculatura lisa), em forma de bolsa, cuja mucosa é dotada de numerosas células de atividade secretora de sucos alcalinos.
d. ( ) O pâncreas é uma glândula alongada, situada entre o estômago e o duodeno. Uma das suas funções é secretar insulina para regulação do
metabolismo da glicose.
e. ( ) O alimento começa a sofrer as primeiras etapas de digestão na boca, através da ação mecânica e enzimática.
7) (CESGRANRIO-RJ). Numere as enzimas responsáveis pela digestão de proteínas no homem, relacionadas abaixo, na segunda coluna, de acordo com as suas origens, citadas na primeira coluna:
(1) glândulas salivares ( ) pepsina
(2) estômago ( ) tripsina
(3) pâncreas ( ) quimotripsina
(4) glândulas da parede intestinal ( ) carboxipeptidases
( ) aminopeptidases
Assinale a seqüência correta:
a) 1 - 2 - 2 - 4 – 4
b) 2 - 3 - 3 - 3 – 4
c) 1 - 3 - 3 - 3 - 4
d) 1 - 2 - 2 - 3 - 3
e) 2 - 3 - 3 - 1 - 1
8. (FEPESE EPAGRI2006) Na nutrição animal, é correto afi rmar que:
a)( ) Absorção é a ação do organismo animal de oxidar, sintetizar e eliminar metabólitos não utilizados no metabolismo basal.
b)( ) Anabolismo é o conjunto de reações químicas e físico-químicas mediante as quais ocorre a degradação e a oxidação de nutrientes no organismo.
c)( ) Catabolismo é o conjunto de reações químicas e físico-químicas mediante as quais ocorre a síntese dos nutrientes no organismo.
d)( ) Metabolismo é um conjunto de reações químicas e físico-químicas que ocorrem durante a digestão e assimilação dos nutrientes.
e)( ) Metabolismo basal é a quantidade de proteína que o organismo animal desprende quando em jejum e em repouso absoluto.
a)( ) Absorção é a ação do organismo animal de oxidar, sintetizar e eliminar metabólitos não utilizados no metabolismo basal.
b)( ) Anabolismo é o conjunto de reações químicas e físico-químicas mediante as quais ocorre a degradação e a oxidação de nutrientes no organismo.
c)( ) Catabolismo é o conjunto de reações químicas e físico-químicas mediante as quais ocorre a síntese dos nutrientes no organismo.
d)( ) Metabolismo é um conjunto de reações químicas e físico-químicas que ocorrem durante a digestão e assimilação dos nutrientes.
e)( ) Metabolismo basal é a quantidade de proteína que o organismo animal desprende quando em jejum e em repouso absoluto.
9) (UFRGS-RS). A bile produzida pelo fígado tem como função:
a) lubrificar a mucosa intestinal
b) emulsionar as gorduras
c) estimular a secreção gástrica
d) provocar a contração da vesícula
e) digerir as proteínas
10) (CESGRANRIO-RJ). 0 homem nutre-se essencialmente pela absorção de produtos assimiláveis derivados da hidrólise dos alimentos pela ação das enzimas do trato gastrointestinal. Em decorrência desta afirmativa, este processo particulariza um exemplo de:
a) endocitose
b) pinocitose reversa
c) ingestão
d) digestão intracelular
e) digestão extracelular
11) (UCPR-PR) Um corte transversal da raiz dentária humana apresenta sucessivamente:
a) esmalte, dentina e polpa
b) esmalte, polpa e dentina
c) esmalte, cimento, polpa e dentina
d) cimento, esmalte, polpa e dentina
e) cimento, dentina e polpa
12) (F. Objetivo-SP). Na digestão humana, das três enzimas abaixo citadas, os alimentos entram em contato, sucessivamente, com:
a) ptialina, tripsina e pepsina
b) ptialina, pepsina e tripsina
c) tripsina, ptialina e pepsina
d) tripsina, pepsina e ptialina
e) pepsina, tripsina e ptialina
Publicidade
13) (EFOA-MG) A opção que não equivale ao nome correto do órgão e da substância por ele produzida é:
a) glândulas salivares e ptialina
b) estômago e ácido clorídrico
c) fígado e bile
d) pâncreas e tripsina
e) duodeno e pepsina
14) (CESGRANRIO-RJ) 0 principal local de absorção de nutrientes no tubo digestivo humano é:
a) estômago
b) jejuno-íleo
c) colo transverso
d) colo descendente
e) sigmóide
15) Considere a origem do sistema digestório. Assinale a alternativa que cita a estrutura formada
pelo blastóporo nos organismos deuterostômios.
a. ( ) Ânus
b. ( ) Boca
c. ( ) Celoma
d. ( ) Notocorda
e. ( ) Tubo neural
Gabarito das questões sobre o sistema digestório
1- B
2- C
3- D
4- A
5- D
6- C
7- B
8- D
9- B
10- E
11- A
12- B
13- E
14- B
15- A
Veja também:
>> Questões de Biologia sobre o Desenvolvimento Embrionário, Embriologia
>> Questões de Biologia sobre o Tecido Nervoso
Sugestões de questões discursivas e trabalhos sobre o sistema digestório.
1. Redija um texto que explique, de forma resumida, de onde começa a digestão dos alimentos até o final do processo.
2. Explique como ocorre o processo de digestão dos alimentos no interior do estômago?
3. Qual a função do sistema digestório?
4. Qual o orgão responsavel pela digestão dos alimentos ?
5. Elabore um cartaz com a explicação do funcionamento do sistema digestório?
6. Qual é a função da boca no sistema digestório ?
7. As glandulas anexas ao tubo digestivo sao?
8. Quais são os principais órgãos do sistema digestório ?
9. Faça uma pesquisa sobre: Digestivo ou digestório? Qual é a diferença?
10. Construa um molde do o sistema digestório humano.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.