Questões sobre o Desenvolvimento Embrionário, Ensino Médio.

Exercícios de Biologia sobre o desenvolvimento embrionário, embriologia. Confira algumas questões sugeridas para estudo do vestibular e ENEM ou para as aula de biologia do ensino médio.

Questões de Biologia sobre o Desenvolvimento Embrionário, Embriologia


1 - (Curitiba 2014) Um dos tipos de clonagem é a clonagem embrionária, técnica que já é muito conhecida e aplicada com sucesso em um grande número de espécies. Eventos similares têm também ocorrência natural e são encontrados na espécie humana quando o ovo (ou zigoto), logo após as primeiras divisões celulares, tem uma ou mais de suas células separadas naturalmente e produzem-se os conhecidos _______________ (clones naturais), que são fruto de uma divisão celular que se inicia quando ______________________________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
a) gêmeos homozigóticos – dois espermatozoides penetram um óvulo.
b) gêmeos heterozigóticos – um espermatozoide penetra um óvulo.
c) gêmeos homozigóticos – dois espermatozoides penetram dois óvulos.
d) gêmeos homozigóticos – um espermatozoide penetra um óvulo.
e) gêmeos heterozigóticos – dois espermatozoides penetram um óvulo.


2 - Assim, sob a perspectiva médica e legal, entende-se a gravidez como sinônimo de concepção. Embora não se discuta que a fecundação represente o possível início de nova vida, a gravidez é um momento específico do processo reprodutivo, que não se inicia na fertilização.
Anticoncepção de Emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
De acordo com o texto, é correto afirmar que a gravidez teria início no momento da:
a) ovulação.
b) formação do zigoto.
c) formação da mórula.
d) nidação.
e) gastrulação.

3. (FEPESE UFFS2009)Assinale a alternativa para a ordem de sucessão das fases embrionárias:
a. ( ) gastrulação, organogênese e segmentação
b. ( ) gastrulação, segmentação e organogênese
c. ( ) segmentação, gastrulação e organogênese
d. ( ) organogênese, segmentação e gastrulação
e. ( ) segmentação, organogênese e segmentação

4. (FEPESE CASAN) Os ovócitos se classificam de acordo com a quantidade de vitelo, que servirá de alimento para os embriões que possuem. Sobre este tema, é correto afirmar:
a. ( ) Os óvulos isolécitos possuem pouco vitelo e ocorrem na maioria dos vertebrados não mamíferos.
b. ( ) Os óvulos heterolécitos são aqueles que apresentam vitelo concentrado no polo animal.
c. ( ) Óvulos telolécitos apresentam grande quantidade de vitelo ocupando quase todo o ovo, ficando o citoplasma e o núcleo reduzidos ao disco germinativo.
d. ( ) Os óvulos heterolécitos correm em moluscos cefalópodes, alguns peixes, répteis, aves e mamíferos monotremados.
e. ( ) Os óvulos centrolécitos apresentam na região central do óvulo, ao redor do núcleo, o polo animal.
Questões de Biologia sobre o Desenvolvimento Embrionário, Embriologia

5. (FEPESE CASAN) A gastrulação é o processo de formação de dois dos três folhetos embrionários. Sobre este tema, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Nos zigotos dos cordados ocorrem sucessivas divisões mitóticas, após 5 divisões o embrião, de 64 células, forma um maciço de células denominado gástrula.
b. ( ) O processo de invaginação ocorre durante alguns tipos de gastrulação, em que a zona da blastoderme correspondente ao polo vegetativo, se invagina, afundando-se ativamente até chegar ao contato com a zona oposta.
c. ( ) No início da gastrulação o embrião se denomina gástrula, havendo então a diferenciação dos tecidos (endoderme e ectoderme).
d. ( ) No processo de embolia, a camada interna forma a ectoderme. Essa situação ocorre nos cordados inferiores e equinodermos.
e. ( ) O processo de gastrulação por migração ocorre quando alguns blastômeros isolam-se e migram para a blastocele, vindo a unir-se e a originar a mesoderme, que ficará rodeada pela ectoderme.

6.  (UFFS/FEPESE/2012) A gastrulação é o processo de formação de dois 
dos três folhetos embrionários. 
Sobre este tema, assinale a alternativa correta.

a. ( ) Nos zigotos dos cordados ocorrem sucessivas divisões mitóticas, após 5 divisões o embrião, de 64 células, forma um maciço de células denominado gástrula.
b. ( ) O processo de invaginação ocorre durante alguns tipos de gastrulação, em que a zona da blastoderme correspondente ao polo vegetativo, se invagina, afundando-se ativamente até chegar ao contato com a zona oposta.
c. ( ) No início da gastrulação o embrião se denomina gástrula, havendo então a diferenciação dos tecidos (endoderme e ectoderme).
d. ( ) No processo de embolia, a camada interna forma a ectoderme. Essa situação ocorre nos cordados inferiores e equinodermos.

e. ( ) O processo de gastrulação por migração ocorre quando alguns blastômeros isolam-se e migram para a blastocele, vindo a unir-se e a originar a mesoderme, que ficará rodeada pela ectoderme.

7. De acordo com os estudos da embriologia assinale a alternativa ERRADA.
a) Oligolécitos / Alécitos - São ovos que apresentam pouco vitelo distribuído de forma uniforme por todo o citoplasma. São encontrados nos equinodermos, protocordados e mamíferos. 
b) Telolécitos Incompletos / Heterolécitos – São ovos que apresentam uma quantidade média de vitelo distribuída de forma desigual pelo citoplasma. Encontrado nos anfíbios. 
c) Telolécitos completos / Megalécitos – São ovos que apresentam uma pequena quantidade de vitelo concentrada no pólo germinativo. Encontrado nos mamíferos
d) Centrolécitos - vitelo no centro da célula. Encontrado nos artrópodes. 

 8. Com relação a formação de  gêmeos está INCORRETO
a) Gêmeos dizigóticos ou fraternos: ocorre quando a mulher libera dois ou mais ovócitos (óvulos), que, se forem fecundados, formarão dois zigotos, podendo, assim, desenvolver duas crianças na mesma gravidez. Nesse caso, os gêmeos fraternos podem ter o mesmo grau de semelhança de qualquer irmão.
b) Gêmeos monozigóticos: ocorre quando um único zigoto se divide e origina dois ou mais indivíduos. Nesse caso, os gêmeos terão a mesma constituição genética, mesmo sexo e serão muito parecidos fisicamente.
c) Fala-se em gêmeos, na espécie humana, quando nascem duas ou mais crianças em uma mesma gestação. 
d) Gêmeos siameses ou gêmeos unidos  Algumas vezes, a separação dos  gêmeos dizigóticos é tardia e não se completa, fazendo com que nasçam ligados por parte do corpo ou mesmo por órgãos comuns.

9. A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Sobre o tema não se pode afirmar que:

a) Há grandes variações, visto que os animais invertebrados e vertebrados apresentam muitos diferentes aspectos e níveis evolutivos. 
b) Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos como a multiplicação de células
c) Clivagens são de meioses sucessivas (clivagens);

d) Ocorre diferenciação ou especialização celular, com modificações no tamanho e forma das células que compõem os tecidos.

10. Qual dos conceitos abaixo está INCORRETO?
a) MÓRULA   Constitui a forma embrionária encontrada após sucessivas divisões celulares. Caracteriza-se, fundamentalmente, pela forma esférica e por apresentar-se maciça, isto é, formada inteiramente por células embrionárias.
b) BLÁSTULA   Caracteriza-se, de um modo geral, pela forma globosa e por apresentar uma única camada de células (blastoderma), delimitando uma cavidade completamente fechada (blastocele).  
c) GASTRULAÇÃO   É o estágio em que se intensifica a diferenciação celular.  Só ocorre no tipo de segmentação holoblástica igual.
d) NEURULAÇÃO   Fase do desenvolvimento embrionário dos animais ditos cordados, durante o qual se forma o tubo neural. 

Gabarito dos Exercícios de Biologia sobre o Desenvolvimento Embrionário, Ensino Médio.

1.D
2.D
3.C
4.C
5.B
6.B
7.C
8.D
9.C
10.C



Veja também:

Fonte: UFPR


compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.