Exercícios e questões sobre como montar um terrário para aulas de ciências e biologia do ensino fundamental e do ensino médio. Questões de ciencias Ensino Fundamental.
Como Fazer um Terrário?
Um terrário é como um aquário, mas para plantas em vez de peixes. É feito em praticamente qualquer recipiente de vidro. Ele é plantado para parecer um jardim em miniatura ou uma floresta fechada em seu próprio mundinho.
Você pode facilmente fazer um belo terrário.
Primeiro, você quer que todas as plantas prosperem no mesmo tipo de ambiente. Você pode plantar todas as samambaias, porque elas gostam de umidade. Você pode colocar musgo com as samambaias, porque o musgo também gosta de umidade.
Você pode usar um recipiente aberto ou um recipiente fechado.
Um recipiente fechado (com tampa) pode ser melhor para samambaias, heras e begônias. Eles gostam de umidade. Mas se você vir muita água condensando na tampa, remova-a por um tempo e substitua-a.
O que é preciso para fazer um terrário?
- Recipiente de vidro transparente. Por exemplo, aquário de qualquer tamanho, aquário de peixes dourados, pote de biscoitos, pote de picles, vaso com fundo largo, taça de conhaque ou até mesmo um prato raso com uma tigela de vidro virada de cabeça para baixo.
- Rochas (do tamanho de mármore, dependendo do tamanho do recipiente)
- Carvão ativado para filtrar a água e ajudar a prevenir o crescimento de fungos
- Solo para vasos (esterilizado)
- Pequenas plantas de diferentes cores, formas e texturas. Tente obter plantas em miniatura que não cresçam muito para o recipiente.
Opcional:
Musgo
Rochas decorativas ou seixos, ou ambos
Decoração divertida, como pequenas pinhas, conchas, animais de cerâmica ou um gnomo de jardim.
Certifique-se de que seu recipiente de vidro esteja limpo e brilhante.
Desenho mostrando as camadas de rochas, carvão e solo no terrário, junto com plantas e um pequeno gnomo de jardim.
As camadas de rocha e solo fazem parte da beleza do seu terrário.
Regue as plantas, mas não muito.
Coloque na luz indireta.
Exercícios sobre Terrário
1) (Curitiba/UFPR) Um estudante se propôs a montar um terrário. Assinale a alternativa correta com relação às justificativas apresentadas por ele quanto aos procedimentos adotados.
*a) Selecionou amostras de musgos (briófitas), já que eles possuem crescimento adequado a ambientes pequenos, pois são desprovidos de sistema vascular (xilema e floema).
b) De pteridófitas, optou apenas por um exemplar, já que essa planta, durante o seu ciclo reprodutivo, produz grande quantidade de flores, com muito pólen, comprometendo todo o ambiente.
c) Descartou as amostras de grama (capim), por se tratar de dicotiledôneas, que necessitam de muita água para que os cotilédones rompam o tegumento da semente e germinem.
d) Selecionou uma amostra de planta de moranguinho, já que ela produz pseudofrutos e, como tal, não gera sementes, não germina e não contamina as demais amostras.
e) Acrescentou algumas gotas de auxinas (hormônios vegetais), de modo a restringir o crescimento excessivo principalmente da gema apical das amostras maiores.
2 - (Curitiba/UFPR) Como resolveu ampliar o número de seres vivos presentes em seu terrário, o estudante acrescentou alguns exemplares da fauna. Avalie as justificativas para os seguintes procedimentos que esse estudante adotou:
1. Selecionou alguns exemplares de formigas, já que elas têm importante papel no mecanismo de retirada da água quando da abertura dos estômatos das plantas, acelerando o fluxo de seiva elaborada.
2. Um exemplar de joaninha foi colocado no terrário, pois esse animal, sendo um exemplar de tetrápoda, se desloca com mais rapidez no interior do terrário.
3. Foi colocada uma lesma, pois não poderia faltar uma amostra de molusco.
4. Dispensou o tatuzinho de jardim, já que ele é um inseto predador de outros animais.
5. Selecionou uma pequena perereca, pois queria contemplar um representante de vertebrata.
Estão corretamente justificados os procedimentos:
a) 1, 3 e 5 apenas.
b) 1, 2 e 5 apenas.
c) 1, 3 e 4 apenas.
d) 2 e 4 apenas.
*e) 3 e 5 apenas.
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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.