Reserva Biológica
Reserva Biológica é um tipo de Unidade de Conservação de Proteção Integral que tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais. Ela foi criada pela Lei 9.985/00 no grupo das Unidades de Proteção Integral.
Objetivos da Reserva Ecológica: A Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.
Visitação na Reserva Biológica: É proibida a visitação pública, exceto aquela com objetivo educacional, de acordo com regulamento específico e a pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.
Exemplos de Reservas Biológicas são (ICMBIO):
- Reserva Biológica do Manicoré : Amazônia
- Reserva Biológica Bom Jesus : Mata Atlântica
- Reserva Biológica de Comboios : Marinho Costeiro
- Reserva Biológica do Atol das Rocas
Exercícios do Texto
1. O que é Reserva Biológica?
2. Quais são os Objetivos da Reserva Biológica?
3. Como deve ser a Visitação na Reserva Biológica?
4. É permitida a pesquisa científica na Reserva Biológica?
5. Cite 3 exemplos de reservas Biológica.
Veja também
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.