Atividades de ciências para Educação Infantil. Para aulas de ciências do 1º primeiro segmento do ensino fundamental.
1. Atividades de ciências para Educação Infantil.
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2. Atividades de Ciências para Ensino Fundamental: Identifique as Partes da Flor
Identifique as partes da flor na figura acima escrevendo o nome da cada parte nas linhas indicadas.
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Atividade para Ensino Fundamental I - 1º 2º, 3º 4º e 5º Ano. Sugeridas para imprimir e aplicar em sala de aula.
3.Fotossíntese
Atividade:
Escreva o nome das substâncias da fotossíntese nos traços indicados na figura acima.
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Sugestões para o planejamento:
- atividades para imprimir educação infantil
- ciencias ensino fundamental 4 ano
- atividades educativas para educação infantil
- atividades educativas ciencias
- atividades para educação infantil
Imagem ilustrativa by pixabay
Atividades sugeridas para o ensino fundamental I, primeiro segmento, 1º, 2º, 3º, 4º ou 5º ano. Para imprimir e aplicar em sala de aula.
4. Os insetos e a biomimética
Esse tipo de design é chamado de biomimética.
Por que as pessoas podem olhar para a natureza ao tentar encontrar soluções para problemas? Os artrópodes, em particular, têm sido uma importante fonte de inspiração. Quais características dos artrópodes podem torná-los exemplos tão bons para um projeto eficiente?
Peça aos alunos que pesquisem uma invenção ou inovação inspirada em um artrópode.
Quais traços desso artrópode inspirou o design?
Que problema esse projeto está solucionando?
Após a pesquisa dos alunos sobre invenção, peça que eles apresentem suas descobertas em um pôster em uma mini-conferência.
Alternativa - explique aos alunos a idéia de biomimética e pergunte por que designers e engenheiros podem usar biomimética.
Usando o que eles aprenderam sobre artrópodes, os alunos devem criar uma invenção que resolva um problema usando os princípios obtidos com o estudo de artrópodes. Os alunos podem trabalhar de forma independente ou serem divididos em"Equipes de design".
Veja também:
• Questões de Codificação da informação genética. Síntese Proteica. (8 questões)
• Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. (15 questões)
Peça aos alunos que escolham um artrópode para aprender.
Que problemas o artrópode precisa resolver em sua vida cotidiana?
Poderia a mesma adaptação ser usada para resolver um problema humano semelhante?
Depois que os alunos pesquisarem seu artrópode, desafie-os a criar uma invenção baseada em uma das características ou adaptações de seus artrópodes. Os alunos devem desenhar sua invenção ou criar um modelo para apresentar para a aula
• Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. (15 questões)
Peça aos alunos que escolham um artrópode para aprender.
Que problemas o artrópode precisa resolver em sua vida cotidiana?
Poderia a mesma adaptação ser usada para resolver um problema humano semelhante?
Depois que os alunos pesquisarem seu artrópode, desafie-os a criar uma invenção baseada em uma das características ou adaptações de seus artrópodes. Os alunos devem desenhar sua invenção ou criar um modelo para apresentar para a aula
Imagem ilustrativa Pixabay
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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.