Sugestões para Planejamento de Ciências EJA - Educação de Jovens e Adultos. Para Ensino fundamental anual ou semestral. Planejamento curricular de ciências anual com uma
relação direta com o Projeto Político Pedagógico da Unidade
Escolar e com os projetos que serão desenvolvidos na escola.
Planejamento de Ciências EJA - Educação de Jovens e Adultos
Objetivos
Gerais doPlanejamento de Ciências EJA:
Desenvolver as habilidades de:
• observar e experimentar fenômenos, verificando regularidades;
• elaborar e validar hipóteses;
• organizar dados e informações por meio de desenhos, tabelas, gráficos ou esquemas;
• comparar idéias e observações de fenômenos;
• analisar, sintetizar, interpretar e comunicar informações;
• produzir texto informativo utilizando linguagem corrente e terminologia adequada;
• interpretar problemas, discutir propostas etc
As atitudes a serem incentivadas no ensino de Ciências Naturais no EJA são, entre outras:
• curiosidade;
• respeito à diversidade de opiniões;
• persistência na busca e na compreensão das informações e das provas obtidas por investigações;
• valorização da vida em sua diversidade;
• preservação do ambiente;
• apreço e respeito à individualidade e à coletividade.
Tem-se
por fim apresentar conteúdos, no contexto do PPP considerando uma
base para um desenvolvimento autônomo, das aprendizagens da escola
relacionadas significativamente com as preocupações comuns na vida.
Tangenciando a linha mestra do Projeto Político Pedagógico e a temática do ensino de ciências EJA, sendo
possível generalizar a contextualização como recurso para tornar a
aprendizagem significativa ao associá-la com experiências da vida
cotidiana ou com os conhecimentos adquiridos espontaneamente.
Objetiva-se
também, tendo em vista, a temática abordada nos projetos propostos
pelos professores da Unidade estabelecer uma relação do conteúdo
de ciências com os temas de interesse que jovens apresentam,
durante o processo de construção de conhecimento acerca de si e seu
contexto social, ou seja, relacionados com contextos sociais e de
cidadania e a QUALIDADE DE VIDA.
Assim,
busca-se instigar questionamentos, problematizar e buscar
alternativas para enfrentamento e superação, educação e hábitos.
Partiremos
da consideração de que o foco central é o homem e sua ação
histórica, social, política e ética.
Publicidade
Objetivos
específicos doPlanejamento de Ciências EJA:
Diversidade da vida e Ambiente
• Origem, evolução e características dos seres vivos.
• Diferentes grupos de seres vivos (moneras, protistas, fungos, plantas, animais)e os vírus.
• Distribuição da vida no planeta.
• Papel ecológico dos seres vivos: populações e comunidades, interações biológicas, interação ser humano – demais seres vivos.
• Os seres vivos e o ambiente.
• Mudanças climáticas, estações do ano.
• Poluição, lixo, enchentes, deslizamentos, problemas ambientais; mudançasglobais (aquecimento, efeito-estufa, mudanças na camada de ozônio).
• Terra e Universo: o planeta e seus movimentos; períodos de claro e escuro (diae noite); hora e fuso horário; calendário (dia, mês, ano); estações do ano. Sol eplanetas do Sistema Solar. Origem, estrutura e organização do Universo: estrelas e sistemas planetários, galáxias
Matéria e Energia: conceituação básica
• Medições (medidas e suas unidades, distância, área e volume)
• Forças (força gravitacional, peso).
• Energia e Potência.
• Temperatura e calor.
• Som e luz.
• Eletricidade.
• Átomo e molécula.
• Ligações e reações químicas
Terra e universo:
• observação direta, busca e organização de informações sobre a duração do dia em diferentes épocas do ano e sobre os horários de nascimento e ocaso do Sol, da Lua e das estrelas ao longo do tempo, reconhecendo a natureza cíclica desses eventos e associando-os a ciclos dos seres vivos e ao calendário;
• busca e organização de informações sobre cometas, planetas e satélites do sistema solar e outros corpos celestes, para elaborar uma concepção de universo;
• estabelecimento de relação entre os diferentes períodos iluminados do dia e as estações do ano, mediante observação direta local e interpretação de informações sobre esse fato em diferentes regiões terrestres, para compreensão do modelo heliocêntrico;
• valorização dos conhecimentos de povos antigos para explicar os fenômenos celestes;
• valorização do conhecimento historicamente acumulado, considerando o papel de novas tecnologias e o embate de idéias nos principais eventos da história da astronomia até os dias de hoje;
• caracterização da constituição da Terra e das condições existentes para a presença de vida
Ser humano e saúde:
a importância de reconhecer e promover os recursos para o bem-estar e a saúde dos indivíduos da comunidade escolar;
• a concepção de saúde como produto dinâmico de relações culturais e ambientais, ambas essenciais ao desenvolvimento humano;
• a necessidade de, ao estudar questões relativas ao corpo humano, incentivar que o estudante conheça melhor seu próprio corpo
CONTEÚDOS TRADICIONAIS PARA PLANEJAMENTO
| |
| |
| |
| |
| organização dos seres vivos; sistemática; ecossistemas; desequilíbrios ambientais; biosfera; interações ecológicas; origem da vida; evolução
dos seres vivos. níveis de organização;
|
| água; ar; solo; teia alimentar; cadeia alimentar.
|
| |
| célula; organismo humano; saúde e qualidade de vida; biotecnologia; ciência, tecnologia e sociedade; morfologia e fisiologia dos seres vivos; mecanismos de herança genética.
|
| |
| ligações, transformações e reações químicas; movimentos, leis de Newton; formas de energia; calor, ondas; conversão de energia; transmissão de energia;
|
|
by Pixabay |
Metodologia para Planejamento de Ciências do Eja
- Sistematização dos conhecimentos
- Estabelecimento do conjunto de conteúdos necessários
- Seleção de atividades de exploração e conclusão
- Previsão dos modos de avaliação
- Roda de conversa sobre as teorias daformação do universo; exibição de filmesobre a temática para que os alunosrespondam um questionário sobre o filme.
- Roda de conversa e pesquisa bibliográficasobre as teorias
- Utilização de data show
- Utilização de vídeos e músicas queabordem a importância dos temas abordados
- Uso de modelos, a abordagem de conhecimento das concepções
prévias, representações visuais do corpo humano em materiais de
ensino e relação Ciências e Arte
- Utilizar
a informação veiculada por alunos tendo como objetivo uma linguagem
mais adequada aos estudantes da escola.
RECURSOS DIDÁTICOS
Pedagógicos: material xerocopiado, cartaz, targetas, pincel, quadro/lousa, fita adesiva, slides [lâminas].
Tecnológicos: notebook, data show, caixa de som.
Audiovisuais: vídeo [documentários, curta-metragem, vídeo-clip...]
A
profundidade de abordagem do tema será adequada a cada Unidade de
Progressão respeitando as potencialidade e possibilidades de cada
unidade a fim de adentrar o assunto e explicitá-lo de forma adequado
e coerente com as capacidades dos alunos.
Planejamento para Avaliação no EJA
A avaliação tem os seguintes objetivos centrais:
• Compreender por que determinadas atividades foram mais ou menos bemsucedidas, de forma a melhorar seu desempenho no futuro.
• Fornecer base objetiva para a prestação de contas aos principais detentoresde interesse, ou seja, às pessoas afetadas pelas intervenções.
• Oferecer resultados que contribuam para a determinação dos recursos.
• Contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento de cada pessoa, aumentando o conhecimento sobre suas possibilidades e suas limitações.
• Estabelecer condições propícias para a atividade pedagógica, indicando possibilidades e necessidades.
• Ajustar e redefinir objetivos, metas, conteúdos e estratégias.
• Permitir o autoconhecimento e contribuir para que os envolvidos possam tomar decisões sobre sua aprendizagem.
• Alimentar a crítica e a autocrítica, de forma a permitir que os participantes possam interferir na dinâmica dos acontecimentos
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/segundosegmento/vol3_ciencias.pdf
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16108.pdf
https://www.seduc.pi.gov.br/arquivos/diretrizes/10-normativa.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.