Planejamento de ciências 6º Ano do Ensino Fundamental, BNCC.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular 4.3.1.2. Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
Nível de Ensino Ensino Fundamental 6º Ano
Componente Curricular Ciências
Modalidade de Ensino Educação Presencial
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1. Objetivos Gerais
Desenvolver a capacidade de compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica, estimulando o aprendizado em matéria de população e de vida familiar, despertando o interesse e a curiosidade pela Ciência, pela realidade local e universal, por meio de explorações e pela sistematização dos conhecimentos, enfatizando as relações no âmbito da vida do ambiente, do Universo e dos equipamentos tecnológicos, para melhor situar-se em seu mundo e a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental.
2. Conteúdos, Objetivos específicos e habilidades
2.1. Unidade Temática: Matéria e energia
Objetos de conhecimento:
- Misturas homogêneas e heterogêneas
- Separação de materiais
- Materiais sintéticos
- Transformações químicas
Habilidades
- (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
- (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
- (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
- (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
2.2. Unidade Temática: Vida e evolução
Objetos de conhecimento
- Célula como unidade da vida
- Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
- Lentes corretivas
Habilidades
- (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
- (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
- (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
- (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
- (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
- (EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
2.3. Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos de conhecimento
- Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidades
- (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
- (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
- (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
- (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
3. Abordagem metodológica (Metodologia, Estratégias e Recursos)
- Exposição dialogada (conversa com os estudantes)
- Apresentação dos fatos, levantamento de interpretações, dúvidas e questões dos próprios estudantes.
- Jogos e simulações.
- Exploração bibliográfica,
- Entrevista,
- Experimentação,
- Trabalho de campo registradas de diferentes formas, para proporcionar melhor aprendizagem;
- Apresentação de seminário, relatório ou outras formas de conclusão.
4. Avaliação
Recuperar as discussões de valores e procedimentos efetuados em sala.
A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades.
AVALIAÇÃO QUALITATIVA.
Realização das tarefas solicitadas; Organização do material, caderno; Correção das atividades; Acompanhamento pelo responsável; Ética e solidariedade nas relações.
Observação. Planejamento sugestivo
Outros planejamentos
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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.