Exercícios evolução dos seres vivos, com gabarito. Confira nesta postagem um questionário sobre as teorias evolucionistas, com respostas e gabarito, abordando a criação especial, abiogênese, geração espontânea, Lamarckismo, Darwinismo, seleção natural, neodarwinismo e as teorias de Pasteur e Oparin.
Exercícios evolução dos seres vivos, com gabarito
Exercícios evolução dos seres vivos 7 ano - Questões subjetivas.
1). Caracterize a teoria da criação especial.
2). Em
que se baseia a teoria da geração espontânea ou abiogênese?
3).
Exemplifique situações que questionaram a abiogênese.
4). O
que caracteriza a Teoria da Biogênese?
5). De
que forma o cientista Oparin contribuiu para as ideias da evolucionistas?
6).
Quais são os principais pontos da teoria de Lamarck?
7). Explique, resumidamente, a Teoria da Seleção Natural ou Darwinismo.
8). Fale
sobre a Teoria Sintética da Evolução.
Respostas das questões subjetivas dos Exercícios evolução dos seres vivos 7 ano
1). Atribui aparecimento das diversas formas de vida e do homem a um ser sobrenatural, a uma força onipotente.
2). Em um princípio ativo que poderia produzir um ser vivo da matéria não-viva (lixo, terra, água etc.) se as condições fossem favoráveis.
3). Experiência de Francisco Redi que isolou substâncias orgânicas em decomposição onde as moscas conseguiam entrar. Logo, demonstrou que as larvas da carne podre desenvolvem-se de ovos de moscas e não da transformação da carne, como afirmavam os adeptos da abiogênese (geração espontânea).Louis Pasteur, também demonstrou experimento semelhante.
4). Os seres vivos têm origem de outros seres vivos através da reprodução.
5). Para ele a composição da atmosfera primitiva era diferente da atual. Não havia oxigênio e nitrogênio; existia amônia (NH3), metano (CH4), vapor de água (H2O) e hidrogênio (H2). Em seu experimento procurou demonstrar que Radiações ultravioletas, descargas elétricas e temperaturas elevadas fizeram com que esses compostos se combinassem, formando novas substâncias (Proteinóides), assim, quando a temperatura do solo diminuiu, surgiram os mares e esses proteinóides continuaram combinando-se, os coacervados que em processo de transformação continuaram atingindo um grau de complexidade bastante grande.
6). Lei do uso e desuso – O uso de um órgão pode desenvolvê-lo enquanto o desuso atrofia. E a Lei da Herança dos caracteres adquiridos transmissíveis as novas gerações.
7). Os seres vivos de uma pequena espécie tenderiam a produzir um grande número de indivíduos com pequenas diferenças individuais. No entanto, as dificuldades de sobrevivência a reprodução os mais adaptados as condições do meio sobreviveriam e transmitiriam geneticamente essas variações aos seus descendentes. A adaptação é consequência da seleção natural.
8). Com o conhecimento da existência das mutações e recombinação genética, que são fontes de variabilidade entre as espécies, o darwinismo foi apenas completado, surgindo então o chamado neodarwinismo ou teoria sintética da evolução.
Exercícios evolução dos seres vivos 7 ano - Questões Objetivas
1. A seleção natural atua tipicamente sobre o organismo inteiro. Indivíduos com certas características fenotípicas sobrevivem e se reproduzem com mais
sucesso do que outros indivíduos com características diferentes. Dependendo de quais características são favorecidas, podemos categorizar a seleção natural
em: direcional, estabilizadora e disruptiva.
A seleção direcional favorece:
a. ( ) indivíduos nos dois extremos.
b. ( ) indivíduos com fenótipo extremo.
c. ( ) indivíduos com genótipo mutante.
d. ( ) indivíduos de genótipo selecionados.
e. ( ) indivíduos com fenótipo intermediário.
2 - (SEED/PR 2007) Até a metade do século XIX, existiam grandes pensadores que defendiam a teoria da “geração espontânea” (ou “abiogênese”). Um dos primeiros pesquisadores a contestá-la foi o italiano Francesco Redi, que demonstrou não
haver o surgimento espontâneo de moscas a partir da carne em putrefação. O experimento de Redi consistiu em colocar carne em putrefação em frascos cobertos ou não com gaze; o resultado foi que as larvas de moscas só apareciam nos frascos abertos. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre a evolução do pensamento científico, considere as seguintes afirmativas:
1. Redi, ao realizar os experimentos, utilizou um grupo de referência e um grupo de teste.
2. As larvas apareceram somente nos frascos abertos porque as moscas não conseguiam depositar seus ovos nos frascos cobertos com gaze.
3. Os resultados obtidos pelo pesquisador não permitem concluir contra a teoria da abiogênese.
4. Os experimentos de Redi se contrapõem ao raciocínio científico indutivo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
3. (São José 2015) Os seres vivos, apresentam um quadro geral de características que os diferem dos brutos.
Pode-se afirmar que as características exclusivas dos seres vivos são:
1. Evolução
2. Mutação
3. Presença do elemento químico Carbono
4. Hereditariedade
5. Estrutura molecular
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5
4. (Pentecoste 2014) Sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin julgue os itens a seguir:
I – Segundo Lamarck, o ambiente pode forçar a mudança de hábitos de um ser vivo, levando ao crescimento de certas estruturas e à atrofia de outras em seu organismo, em função do uso e do desuso dos órgãos.
II – Para Darwin, a adaptação a um modo de vida rastejante teria levado os ancestrais das serpentes a usarem pouco as pernas, que tenderiam a se atrofiar. Essa nova característica adquirida seria transmitida à descendência ao longo das gerações.
III- Para Lamarck, os indivíduos que sobrevivem e se reproduzem, a cada geração, são preferencialmente os que apresentam determinadas características, relacionadas com a adaptação às condições ambientais.
IV- Darwin defende a ideia de ancestralidade comum, todo ser vivo, em algum ponto no passado, compartilha um mesmo ancestral.
São corretas as afirmativas:
a) Apenas I, II e IV
b) Apenas II e III
c) Apenas I e IV
d) Apenas II, III e IV
5. Identifique o cientista que conseguiu derrubar a Teoria da Abiogênese ou da Geração espontânea com o experimento Pescoço de Cisne?
a) Francesco Redi
b) Stanley Miller
c) Louis Pasteur
d) Lamarck
6 - Numere a segunda coluna com base nas informações da primeira coluna sobre a evolução dos seres vivos
1 Coluna
1. O uso ou não-uso de determinado órgão o transforma, e essa transformação é transmitida hereditariamente.
2. Processo de diferenciação progressiva que sofrem os indivíduos de uma espécie, quando em populações isoladas umas das outras.
3. As mutações, que ocorrem ao acaso, associadas à seleção natural e ao
isolamento geográfico e/ou sexual, levam ao aparecimento de novas espécies.
4. Desvio na freqüência de alelos gênicos na população, em virtude da sua
pequena dimensão.
5. Uma espécie sofre transformações que a tornam adaptada a um ambiente para o qual outras espécies também sofreram adaptações semelhantes.
2 Coluna
( ) Adaptação convergente
( ) Irradiação adaptativa
( ) Lamarquismo
( ) Teoria sintética
( ) Deriva genética
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da 2ª coluna, de cima para baixo.
a) 4 – 1 – 5 – 2 – 3.
b) 3 – 2 – 1 – 4 – 5.
c) 4 – 5 – 2 – 3 – 1.
d) 3 – 1 – 5 – 2 – 4.
e) 5 – 2 – 1 – 3 – 4.
7 - (Curitiba 2014) Considerando as teorias da evolução, numere a segunda coluna de acordo com sua correspondência com a 2ª coluna.
1. Lamarckismo.
2. Darwinismo.
3. Neodarwinismo.
( ) Indivíduos passam pelo processo de adaptação ou seleção natural.
( ) Também conhecida por teoria sintética, em que a evolução é resultado de vários fatores, como a seleção natural, a mutação e a migração.
( ) Teoria caracterizada pela lei do uso e desuso dos órgãos e pela lei da herança dos caracteres adquiridos.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da 2ª coluna, de cima para baixo.
a) 3 – 2 – 1.
b) 1 – 3 – 2.
c) 2 – 1 – 3.
d) 2 – 3 – 1.
e) 1 – 2 – 3.
9 (Criciúma2008) . A teoria da evolução biológica postula que as espécies mudam suas características ao longo do tempo, dando origem a novas espécies ou acarretando extinções.sucesso do que outros indivíduos com características diferentes. Dependendo de quais características são favorecidas, podemos categorizar a seleção natural
em: direcional, estabilizadora e disruptiva.
A seleção direcional favorece:
a. ( ) indivíduos nos dois extremos.
b. ( ) indivíduos com fenótipo extremo.
c. ( ) indivíduos com genótipo mutante.
d. ( ) indivíduos de genótipo selecionados.
e. ( ) indivíduos com fenótipo intermediário.
2 - (SEED/PR 2007) Até a metade do século XIX, existiam grandes pensadores que defendiam a teoria da “geração espontânea” (ou “abiogênese”). Um dos primeiros pesquisadores a contestá-la foi o italiano Francesco Redi, que demonstrou não
haver o surgimento espontâneo de moscas a partir da carne em putrefação. O experimento de Redi consistiu em colocar carne em putrefação em frascos cobertos ou não com gaze; o resultado foi que as larvas de moscas só apareciam nos frascos abertos. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre a evolução do pensamento científico, considere as seguintes afirmativas:
1. Redi, ao realizar os experimentos, utilizou um grupo de referência e um grupo de teste.
2. As larvas apareceram somente nos frascos abertos porque as moscas não conseguiam depositar seus ovos nos frascos cobertos com gaze.
3. Os resultados obtidos pelo pesquisador não permitem concluir contra a teoria da abiogênese.
4. Os experimentos de Redi se contrapõem ao raciocínio científico indutivo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
3. (São José 2015) Os seres vivos, apresentam um quadro geral de características que os diferem dos brutos.
Pode-se afirmar que as características exclusivas dos seres vivos são:
1. Evolução
2. Mutação
3. Presença do elemento químico Carbono
4. Hereditariedade
5. Estrutura molecular
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5
4. (Pentecoste 2014) Sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin julgue os itens a seguir:
I – Segundo Lamarck, o ambiente pode forçar a mudança de hábitos de um ser vivo, levando ao crescimento de certas estruturas e à atrofia de outras em seu organismo, em função do uso e do desuso dos órgãos.
II – Para Darwin, a adaptação a um modo de vida rastejante teria levado os ancestrais das serpentes a usarem pouco as pernas, que tenderiam a se atrofiar. Essa nova característica adquirida seria transmitida à descendência ao longo das gerações.
III- Para Lamarck, os indivíduos que sobrevivem e se reproduzem, a cada geração, são preferencialmente os que apresentam determinadas características, relacionadas com a adaptação às condições ambientais.
IV- Darwin defende a ideia de ancestralidade comum, todo ser vivo, em algum ponto no passado, compartilha um mesmo ancestral.
São corretas as afirmativas:
a) Apenas I, II e IV
b) Apenas II e III
c) Apenas I e IV
d) Apenas II, III e IV
5. Identifique o cientista que conseguiu derrubar a Teoria da Abiogênese ou da Geração espontânea com o experimento Pescoço de Cisne?
a) Francesco Redi
b) Stanley Miller
c) Louis Pasteur
d) Lamarck
6 - Numere a segunda coluna com base nas informações da primeira coluna sobre a evolução dos seres vivos
1 Coluna
1. O uso ou não-uso de determinado órgão o transforma, e essa transformação é transmitida hereditariamente.
2. Processo de diferenciação progressiva que sofrem os indivíduos de uma espécie, quando em populações isoladas umas das outras.
3. As mutações, que ocorrem ao acaso, associadas à seleção natural e ao
isolamento geográfico e/ou sexual, levam ao aparecimento de novas espécies.
4. Desvio na freqüência de alelos gênicos na população, em virtude da sua
pequena dimensão.
5. Uma espécie sofre transformações que a tornam adaptada a um ambiente para o qual outras espécies também sofreram adaptações semelhantes.
2 Coluna
( ) Adaptação convergente
( ) Irradiação adaptativa
( ) Lamarquismo
( ) Teoria sintética
( ) Deriva genética
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da 2ª coluna, de cima para baixo.
a) 4 – 1 – 5 – 2 – 3.
b) 3 – 2 – 1 – 4 – 5.
c) 4 – 5 – 2 – 3 – 1.
d) 3 – 1 – 5 – 2 – 4.
e) 5 – 2 – 1 – 3 – 4.
7 - (Curitiba 2014) Considerando as teorias da evolução, numere a segunda coluna de acordo com sua correspondência com a 2ª coluna.
1. Lamarckismo.
2. Darwinismo.
3. Neodarwinismo.
( ) Indivíduos passam pelo processo de adaptação ou seleção natural.
( ) Também conhecida por teoria sintética, em que a evolução é resultado de vários fatores, como a seleção natural, a mutação e a migração.
( ) Teoria caracterizada pela lei do uso e desuso dos órgãos e pela lei da herança dos caracteres adquiridos.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da 2ª coluna, de cima para baixo.
a) 3 – 2 – 1.
b) 1 – 3 – 2.
c) 2 – 1 – 3.
d) 2 – 3 – 1.
e) 1 – 2 – 3.
8. (FEPESE) A origem da vida na terra é explicada por várias teorias. Sob a luz da ciência, são consideradas apenas aquelas que podem ser comprovadas e/ou eventualmente refutadas.
A respeito das teorias sobre a origem da vida, assinale a alternativa correta.
a. ( ) A Panspermia Cósmica é uma teoria que considera que os seres vivos superiores vieram do espaço sideral.
b. ( ) Os adeptos da biogênese também são chamados criacionistas e acreditam que a vida foi criada pela força da evolução .
c. ( X ) A Teoria da Abiogênese é fundamental para explicar a origem do primeiro ser vivo na terra, embora não possa ser utilizada para explicar a evolução da vida em nosso planeta.
d. ( ) A Teoria da Biogênese é a única explicação para a origem da vida, já que todo ser vivo procede de um outro ser vivo.
e. ( ) O primeiro ser vivo deve ter se originado do acúmulo de moléculas inorgânicas. Estas teriam sido guiadas por forças vitais sobrenaturais.
A respeito das teorias sobre a origem da vida, assinale a alternativa correta.
a. ( ) A Panspermia Cósmica é uma teoria que considera que os seres vivos superiores vieram do espaço sideral.
b. ( ) Os adeptos da biogênese também são chamados criacionistas e acreditam que a vida foi criada pela força da evolução .
c. ( X ) A Teoria da Abiogênese é fundamental para explicar a origem do primeiro ser vivo na terra, embora não possa ser utilizada para explicar a evolução da vida em nosso planeta.
d. ( ) A Teoria da Biogênese é a única explicação para a origem da vida, já que todo ser vivo procede de um outro ser vivo.
e. ( ) O primeiro ser vivo deve ter se originado do acúmulo de moléculas inorgânicas. Estas teriam sido guiadas por forças vitais sobrenaturais.
Baseado na teoria da evolução, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Lamarck era um cientista não evolucionista que trabalhava com girafas e analisava a relação entre o tamanho do pescoço desses animais e os seus hábitos de alimentação.
b. ( ) Fósseis são provas fisiológicas da evolução biológica dos seres vivos, comprovando a mudança das espécies ao longo do tempo geológico.
c. ( ) Estruturas análogas, como as asas de um morcego e os membros de um crocodilo, são similares em função e em estrutura; já as homólogas são similares em origem e em estrutura.
d. ( X ) Charles Darwin foi um grande evolucionista que postulou a teoria da seleção natural após visitar vários locais do mundo, incluindo as ilhas Galápagos, no Equador.
e. ( ) Quando ocorre especiação instantânea através da mudança do número de cromossomos no cariótipo de uma espécie, esse fenômeno recebe o nome de polifilia.
Veja também
Gabarito dos Exercícios evolução dos seres vivos 7 ano
1 B2 A
3 A
4 C
5 C
6 E
7 D
8C
9D
Compartilhe nas Redes Sociais!
Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.