+100 Exercícios de Física para 9 Ano do Ensino Fundamental, com gabarito

Exercícios de Física 9 Ano Revisão, com gabarito. Confira este QUIZ geral de física para estudantes e professores que aborda assuntos gerais de diversos níveis do conteúdo de física no ensino fundamental. 

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Exercícios de Física 9 Ano, com gabarito

Questões de Física
1) Qual prefixo é usado frequentemente em termos científicos para indicar que algo é o mesmo, igual ou constante?

 A.    iso
 B.    mega
 C.    meta
 D.     quase

2) O estudo de fenômenos a temperaturas muito baixas é chamada

 A.     transferência de calor
 B.     morfologia
 C.     cristalografia
 D.     criogenia

3) Um carro de formula 1 conseguia atingir uma velocidade média de 230km/h durante as 2 horas de percurso em um grande premio. Podemos afirmar que a distancia percorrida por esse automóvel foi de:
a) 230 km
b) 460000m
c) 230000 cm
d) 4600 km
e) 2300 m

4) A supercondutividade é uma propriedade do material associado com

 A.     arrefecimento de uma substância sem uma mudança de fase
 B.     fluxo líquido sem atrito
 C.     uma perda de resistência térmica
 D.     uma perda de resistência elétrica


5) Se um metal pode ser transformado em fios de forma relativamente fácil é chamado

 A.     maleável
 B.     dúctil
 C.     extractiva
 D.     tátil

6) Existem alguns métodos de separação dos componentes de uma mistura que visam obter um ou mais materiais de nosso interesse. Assim, qual processo de separação de
misturas relacionados abaixo, foi realizado no Garimpo de ouro em Serra Pelada (Pará) que se tornou conhecida em todo Brasil durante a década de 1980?

a) Levigação.
b) Imantação.
c) Extração.
d) Centrifugação.

7. (SãoJosé/FEPESE/2017) Leia o texto abaixo:
“Cientistas brasileiros anunciaram a descoberta de um novo planeta. Em estudo publicado em uma revista britânica, os astrônomos revelaram a existência de um planeta a 1,2 mil anos-luz com o tamanho aproximado de Saturno.
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a equipe composta por sete pesquisadores brasileiros atestou que o planeta orbita em uma estrela similar ao Sol e que a densidade dele é menor que a da água.
‘Estimamos que a temperatura do planeta esteja em torno de 1.100°C e que possua ventos de milhares de quilômetros por hora’, explica o professor Marcelo Emílio, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)”.
http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2017/09/cientistasbrasileiros-revelam-existencia-de-novo-planeta, acessado em 26/09/2017.
Se o planeta descoberto está distante 5,8×108  m de sua estrela, idêntica ao Sol, que a Terra está a uma distância de 1,5×1011 m do Sol e que o seu período de revolução é de 3,2×107 s, o período de revolução do planeta é, aproximadamente:
a. ( ) 3,8×103 s.
b. ( ) 3,8×106 s.
c. ( ) 5,4×103 s.
d. (  ) 7,6×103  s.
e. ( ) 7,6×106  s.



8) A água flui através de um tubo horizontal com uma taxa volumétrica constante. Num local onde a área de secção transversal diminui, a velocidade do fluido

 A.     aumenta
 B.     diminui
 C.     permanece o mesmo
 D.     nenhum dos acima


9) A inércia de uma partícula de massa m se caracteriza:
I. Pela incapacidade de essa partícula, por si mesma, modificar seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme.
II. Pela incapacidade de essa partícula permanecer em repouso quando uma força
resultante é exercida sobre ela.
III. Pela capacidade de essa partícula exercer forças sobre outras partículas.
Dessas afirmações acima, quais estão corretas?

a Apenas II
b Apenas III
c Apenas I e II
d Apenas I e III
e I, II e III.


10) Um ciclone é um dispositivo de engenharia que é usado para

 A.     Materiais de transporte
 B.     separar partículas
 C.     dispositivos de controlo de comutação
 D.     fractais modelo

GABARITO

1.Resposta: A.
2.Resposta: D.
3.Resposta: B.
4.Resposta: D.
5.Resposta: B.
6.Resposta: A.
7.Resposta: D.
8.Resposta: A.
9.Resposta: C.
10.Resposta: B.

+20 Exercícios de Física para 9º ano, com gabarito


1) (C.Consultorias/2019) Um c orpo de massa 50 kg, se movimenta sobre uma superfície plana e horizontal, sendo que duas forças atuam sobre, na horizontal. Considerando que elas atuam no mesmo e que tem valores de 100 N e 50 N, calcule a aceleração adquirida pelo corpo.
(A) 1 m/s²
(B) 2 m/s²
(C) 3 m/s²
(D) 4 m/s²

2) (C.Consultorias/2019) Deseja-se passar uma esfera metálica através de um orifício localizado no centro de uma chapa metálica quadrada. O diâmetro da esfera é levemente maior que o diâmetro do furo. Para conseguir esse objetivo, o procedimento é:
(A) aquecer igualmente a esfera e a chapa.
(B) resfriar apenas a chapa.
(C) resfriar igualmente a esfera e a chapa.
(D) aquecer a chapa.

3) (C.Consultorias/2019) Uma pessoa não consegue ver os objetos, pois a imagem está sendo formada após a retina. Para ver a imagem nitidamente, essa pessoa deverá usar óculos:
(A) com lentes divergentes.
(B) com lentes convergentes.
(C) com lentes convergentes e divergentes, simultaneamente.
(D) com duas lentes convergentes.



4) Sobre a magnetita, pode-se afirmar que ela possui:
(A) dois polos magnéticos: norte e sul, e ambos atraem o ferro.
(B) dois polos magnéticos: norte e sul, mas apenas o norte atrai o ferro.
(C) dois polos magnéticos: norte e sul, mas apenas o sul atrai o ferro.
(D) quatro polos magnéticos: norte, sul, leste e oeste, e todos atraem o ferro.

5. (Pró-Município/Massapê/2019) A distância entre a c idade d e Fortaleza e Canindé é d e
aproximadamente 120 km. Um ônibus que sai de Fortaleza com um grupo de romeiros às 9h e chega às 11h em Canindé, desenvolveu qual velocidade média?
A) 60 km/h;
B) 70 km/h;
C) 80 km/h;
D)90 km/h.

6. (CETREDE/2019) Na Alemanha, dois homens tentam levantar um carro da marca wolkswagen com massa igual a 1.000kg. Qual a força mínima que deve ser feita para levantar esse automóvel?
a) 12.000N.
b) 8.000N.
c) 20.000N.
d) 10.000N.
e) 30.000N.

7. (CETREDE/2019) Em uma construção civil, um trator proporciona uma força F que é aplicada a um bloco de 20kg que desliza sobre uma superfície onde o coeficiente de atrito dinâmico é 0,20. O corpo tem aceleração constante de 1m/s². Qual a força aplicada nesse corpo?
a) 55,5N.
b) 40,5N.
c) 40N.
d) 65,5N.
e) 60N.

8. (CETREDE/2019) Um planador de passeio pesa 15.000kgf. Qual a massa
dessa aeronave aproximadamente?
a) 1.650kg.
b) 2.560kg.
c) 1.420kg.
d) 1.870kg.
e) 1.530kg

9- (EPBAZI/Guedes/2019) As propriedades específicas são próprias de cada tipo de matéria e permitem diferenciar uma da outra. São classificadas em propriedades organolépticas, físicas e químicas. De acordo com os conceitos de propriedades especificas da matéria relacione as colunas:

Coluna 01
A- Ponto de fusão.
B- Ponto de ebulição.
C- Tenacidade.
D- Dureza.

Coluna 02
I- é determinada pela resistência que a sua superfície oferece ao risco por outro material.
II- é a temperatura em que a matéria passa do estado sólido para o estado líquido.
III- é determinada pela resistência que o material oferece aos choques mecânicos.
IV- é a temperatura em que a matéria passa do estado líquido para o gasoso.

Assinale alternativa que corresponde a relação correta entre as colunas:
a) A-II, B-IV, C-I, D-III.
b) A-II, B-IV, C-III, D-I.
c) A-IV, B-II, C-III, D-I.

d) A-III, B-I, C- IV, D-II.


10– Frede de 70 kg e Marcos de 50 Kg pedalam lado a lado, em bicicletas idênticas, mantendo sempre velocidade uniforme. Se ambos sobem uma ladeira e atingem um patamar plano, podemos afirmar que, na subida da ladeira até atingir o patamar, o filho, em relação ao pai: (adote g = 9,8 m/s 2 ): 
A) desenvolveu potência mecânica menor; 
B) realizou mais trabalho; 
C) realizou a mesma quantidade de trabalho; 
D) possuía a mesma quantidade de energia cinética. 

11– Um móvel se desloca sobre um círculo de 5 cm de raio, no sentido horário, com movimento uniforme, dando uma volta em 10 segundos. Marque a alternativa FALSA.
A) Em A, a velocidade pode ser representada pelo vetor 
B) Em B, a aceleração pode ser representada pelo vetor 
C) Em C, a aceleração tangencial é nula 
D) A aceleração centrípeta deste móvel vale 2 m/s² 

12– Turistas que visitam Moscou podem experimentar a ausência de gravidade voando em aviões de treinamento de cosmonautas. Uma das maneiras de dar aos passageiros desses vôos a sensação de ausência de gravidade, durante um determinado intervalo de tempo, é fazer um desses aviões 
A) voar em círculos, num plano vertical, com velocidade escalar constante. 
B) voar em círculos, num plano horizontal, com velocidade escalar constante. 
C) voar verticalmente para cima, com aceleração igual a . 
D) cair verticalmente de grande altura, em queda livre. 

13– Uma pessoa observa a imagem de seu rosto refletida numa concha de cozinha semi-esférica perfeitamente polida em ambas as faces. Enquanto na face côncava a imagem do rosto dessa pessoa aparece: 
A) invertida e situada na superfície da concha, na face convexa ela aparecerá direita, também situada na superfície. 
B) invertida e à frente da superfície da concha, na face convexa ela aparecerá direita e atrás da superfície. 
C) direita e situada na superfície da concha, na face convexa ela aparecerá invertida e atrás da superfície. 
D) direita e atrás da superfície da concha, na face convexa ela aparecerá também direita, mas à frente da superfície. 

14– O peso de um corpo é, quantitativamente, o produto de sua massa pela aceleração da gravidade. Uma pessoa pesa, na Terra, 640N, num local onde a aceleração da gravidade é igual a 10m/s 2 . A massa dessa pessoa na Lua, sabendo-se que lá a aceleração da gravidade vale 1,6m/s 2 , é: 
A) 10,2kg; 
B) 40kg; 
C) 64kg; 
D) 64N. 

15– Um bloco está apoiado sobre um plano horizontal sem atrito. Para deslocá-lo sobre o plano, uma força aplicada ao bloco: 
A) pode ter qualquer intensidade, desde que não seja vertical; 
B) pode ter qualquer intensidade, desde que seja vertical; 
C) deve ter a componente horizontal maior que o peso do bloco; 
D) deve ter a componente vertical maior que o peso do bloco. 

16– Se um aluno quer saber como é possível abrir a gaveta de um móvel, se o princípio da ação e reação diz que a pessoa que puxa essa gaveta para fora é puxada pela gaveta para dentro, com uma força de mesma intensidade. Assinale a alternativa que contém a afirmação que esclarece essa dúvida corretamente: 
A) A gaveta não é um agente capaz de exercer força sobre uma pessoa; 
B) A força exercida pela pessoa é maior do que o peso da gaveta; 
C) As forças são iguais e opostas, mas não se anulam, porque atuam em corpos diferentes; 
D) O princípio da ação e reação não é válido nesta situação, porque estão envolvidos dois corpos diferentes. 

17– Os astronautas flutuam no interior das naves em órbita em torno da Terra. Isso ocorre porque: 
A) os astronautas e as naves em órbita têm a mesma aceleração centrípeta; 
B) a órbita dessas naves é programada para que o campo magnético terrestre equilibre a ação gravitacional; 
C) na altura em que essas naves estão, não há gravidade; 
D) no movimento orbital, as forças centrípeta e centrífuga se anulam. 

18– Você pretende utilizar um espelho esférico côncavo como refletor de um farol, que conjugue, de uma fonte luminosa pontual, um feixe de raios, aproximadamente paralelos. Sabendo que o raio de curvatura desse espelho tem 20 cm, a fonte luminosa deve ser colocada no eixo principal do espelho a uma distância do vértice de 
A) 25 cm; 
B) 20 cm; 
C) 10 cm; 
D) 5,0 cm. 

19. (SãoJosé/FEPESE/2017) No alto de um edifício, um limpador de janelas deixa cair, verticalmente, uma escova de 300 gramas que atinge o solo 2 segundos depois. Sabendo que um andar nesse prédio tem 3 metros de altura e que o prédio tem uma loja no térreo cuja altura é de 7 metros, em qual andar localizam-se as janelas que estão sendo limpas pelo trabalhador?
a. ( ) 3o
b. ( ) 4o
c. ( ) 5o
d. ( ) 6o
e. ( ) 8o

20. (SãoJosé/FEPESE/2017) Como de costume, em diversos sistemas eletrônicos disponíveis em automóveis, os freios ABS (AntiLock Brake System) foram desenvolvidos primeiramente para aviões em idos de 1929, por Gabriel Voisin, um pioneiro e empresário da indústria aeronáutica francesa. Mais tarde, em 1950, o sistema Dunlop Maxaret foi implementado e permanece até hoje nos aviões. Esse sistema também foi aplicado nos carros de Fórmula 1. Entretanto, para indústria de automóveis civis, a parceria entre Bosch e Mercedes-Benz foi a primeira a gerar sistemas efetivos de freios ABS, também em 1929, usado em veículos Mercedes-Benz (Classe S). Era analógico, pesado e bem lento, além de possuir cerca de 1000 componentes.
Hoje o sistema é eletrônico e funciona através de um sensor que verifica, dezenas de vezes por segundo, se a roda parou de girar. Quando isso ocorre ele momentaneamente libera aquela roda da ação do freio, para só voltar a aplicá-lo quando a roda retomar seu movimento normal de rotação, o que garante frenagens mais seguras, e em espaço menor.
Isso é possível porque:
a. ( X ) o coeficiente de atrito estático é maior que o coeficiente de atrito cinético.
b. ( ) a inércia do carro é maior com a roda “travada” do que com a roda girando.
c. ( ) a dirigibilidade do carro é maior com a roda “travada” do que com a roda girando.
d. ( ) quando a roda para de girar, há uma perda de energia mecânica do sistema que deve ser evitada.
e. ( ) quando a roda para de girar, há um superaquecimento do sistema de freios que deve ser evitado.

Gabarito dos exercícios de Física para o 9º ano

1.C
2.D
3.B
4.A
5.A
6.D
7.E
8.E
9.B

10 A 
11 D 
12 D 
13 B 
14 C 
15 A 
16 C 
17 A 
18 C 
19 C
20 A

Exercícios de Física 9 Ano Revisão, com gabarito


Outras questões de Física 9 Ano, com gabarito

11. (SãoJosé/FEPESE/2017) Chamamos de lixo nuclear aos rejeitos radioativos provenientes de hospitais, usinas nucleares, centros de pesquisas, entre outros. O material descartado é resultado da atividade com elementos radioativos tais como Urânio, por exemplo, que oferecem riscos à saúde do homem e também à natureza. Sendo assim, é imprescindível que esse tipo de material não seja reutilizado e tenha um descarte correto.
A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros tipos de lixo com substâncias tóxicas, se deve ao fato de:
a. ( ) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.
b. ( ) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.
c. ( ) emitir radiações de baixa intensidade, que não podem ser detectadas por nenhum instrumento criado pelo homem.
d. ( X ) emitir radiações nocivas, por centenas ou milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.
e. ( ) exalar continuamente gases venenosos, que podem tornar o ar irrespirável por milhares de anos.

13. (SãoJosé/FEPESE/2017) Ao se realizar uma obra de construção civil, é de vital importância a contratação de um profissional experiente para projetar a instalação elétrica. Ele deve levar em consideração vários fatores, garantindo assim principalmente a segurança dos futuros moradores.
Considerando um pedaço da fiação, com determinado comprimento, que alimentará um conjunto de lâmpadas, analise as seguintes afirmativas:
1. Quanto mais fino for o fio condutor, menor será a sua resistência elétrica.
2. Quanto mais fino for o fio condutor, maior será a perda de energia em forma de calor.
3. Quanto mais fino for o fio condutor, maior será a sua resistividade.
4. Quanto mais fino for o fio condutor, menor será a sua condutividade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( X ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.




16. (SãoJosé/FEPESE/2017) Uma dona de casa ganhou de uma amiga uma grande quantidade de alho e, para que não estragasse, resolveu triturá-lo e temperá-lo com sal e pimenta, porém leu na internet que os compostos de enxofre do alho podem ser quebrados por enzimas, permitindo ao mesmo reagir com o cobre presente na solução, o que resulta em sulfitos, responsáveis pela “descoloração” azul. Para que isso não ocorresse, resolveu
seguir um dos conselhos dados no site.
Assinale a alternativa que corresponde ao que a dona de casa fez.
a. ( ) Aqueceu a mistura no forno, pois o calor irá transformar as características físicas da mistura, destruindo as enzimas que interagem com o enxofre.
b. ( ) Adicionou cloro à mistura para que o alho ficasse branco, pois o cloro modifica as característicasfísicas do alho e mesmo sob a ação da enzima, não sofre o processo da descoloração.
c. ( ) Deixou a mistura em um armário, pois o sal não deixa o alho estragar, pois muda suas características físicas ao mesmo tempo que reduz a ação da enzima.
d. ( ) Colocou óleo de oliva na mistura, pois esse modifica as características físicas do alho, não permitindo a ação da enzima sobre o enxofre.
e. ( X ) Colocou a mistura em um congelador, pois a mistura contém sal, que abaixa a temperatura de solidificação da água presente, portanto não solidificando o tempero ao mesmo tempo que reduz a ação da enzima.

17. (SãoJosé/FEPESE/2017) Milhares de pessoas já compartilharam publicações de um tsunami que destruiria boa parte da costa brasileira, com ondas entre 30 e 100 metros de altura. De acordo com a suposta reportagem, a Nasa (a agência espacial norte-americana) teria emitido um alerta sobre o perigo iminente. A“notícia”foi publicada em outubro do ano passado, mas voltou a circular desde a semana passada, após um recuo do mar no litoral da Região Sul e do Rio de Janeiro. Segundo a publicação, isso seria um prenúncio do fenômeno devastador.
A reportagem do UOL entrou em contato com a Nasa para comentar sobre o alerta supostamente feito pela agência. O departamento de comunicação esclareceu que não houve qualquer comunicado.
https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2017/08/22/
brasil-corre-risco-de-ser-atingido-por-um-tsunami.htm

A notícia acima refere-se a mais um boato que circula no Facebook, porém tsunamis podem ocorrer em condições extremas como consequência, por exemplo, de terremotos submarinos ou deslizamentos de material para dentro do oceano durante a erupção de um vulcão.
Qual será o período de uma onda de um tsunami com um comprimento de onda de 150 km e velocidade de 200 m/s?
a. ( ) 2650 s
b. ( X ) 2700 s
c. ( ) 2800 s
d. ( ) 2850 s
e. ( ) 2900 s







23. (SãoJosé/FEPESE/2017) Motoristas de ambulâncias são profissionais que se diferenciam dos seus pares, os motoristas em geral, graças às peculiaridades de suas atividades. Uma categoria que costuma passar 24 horas, pois muitas vezes também trabalha em regime de plantão, envolvido com a responsabilidade de conduzir pessoas doentes.
Algumas vezes apenas uma remoção para realização de exames, outras vezes situações em que um quilômetro ou mesmo um minuto pode fazer a diferença entre a vida e a morte. A maioria costuma arriscar sua vida nas estradas, graças à angústia e ao senso de responsabilidade que são inerentes à profissão.
https://www.clickpb.com.br/saude/especial-motorista-deambulancia-profissao-perigo-101.html, acessado em 28/09/2017.
Uma ambulância do Samu precisa levar um paciente, morador de Antônio Carlos, para o Hospital Regional de São José. A distância entre o hospital e a casa do paciente é de 28 km. Sabendo que o veículo partiu às 17h30m, e que o Motorista manteve, nos primeiros 12 km, uma velocidade média de 60 km/h, ficou retido por 20 minutos e nos últimos 16 km sua velocidade média foi de 80 km/h, o horário de chegada no hospital foi:
a. ( ) 18h05min.
b. ( X ) 18h14min.
c. ( ) 18h45min.
d. ( ) 19h05min.
e. ( ) 19h12min.

24. (SãoJosé/FEPESE/2017) Uma criança mora em uma rua completamente plana. Inicia um passeio de bicicleta, saindo do portão de sua casa, e demora 6 s para atingir a velocidade de 10 m/s. Pedala despreocupadamente por 30 segundos, quando vê um pequeno cachorro saindo do quintal de um vizinho. Instintivamente, aciona os freios da bicicleta, parando a poucos centímetros do animalzinho, que assustado, corre pra casa.
Se o tempo de frenagem total foi de 3 s, a distância percorrida pela criança foi de:
a. ( ) 125 m.
b. ( ) 175 m.
c. ( ) 265 m.
d. ( X ) 345 m.
e. ( ) 415 m.





22 - (SEED/UFPR/2007) Sobre a transmissão de calor, numere as características dos processos listados na coluna da direita, relacionando as com a coluna da esquerda.
( ) Pode ocorrer no vácuo.
( ) Transmissão por energia eletromagnética.
1. Condução de calor
2. Convecção de calor
3. Irradiação de calor ( ) Transporte de massa, devido à diferença de densidade.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 2 – 1 – 3.
*b) 3 – 3 – 2.
c) 3 – 2 – 1.
d) 2 – 3 – 1.
e) 1 – 2 – 1.

23 - (SEED/UFPR/2007) Arthur Holly Compton realizou experimentos nos quais raios X de energia inicial definida eram espalhados por um alvo de grafite. Esse experimento, que foi denominado de Efeito Compton, é um processo de interação que envolve um fóton e um elétron. Sobre as conclusões do experimento realizado, é correto afirmar:
*a) A energia e o momentum linear do sistema são conservados.
b) O efeito é uma prova do caráter ondulatório da luz.
c) O comprimento de onda e a freqüência do fóton permanecem inalterados após a colisão.
d) A física clássica e a dinâmica newtoniana são suficientes para explicar os resultados obtidos.
e) A colisão entre o fóton e o elétron é considerada perfeitamente inelástica.

24 - (SEED/UFPR/2007) Supondo a Terra como uma esfera de raio R, imagine a existência de um satélite que orbite ao seu redor numa trajetória circular a uma distância R da superfície da Terra. Sendo a gravidade na superfície de nosso planeta de 10 m/s2 , é correto afirmar que a aceleração da gravidade, em m/s2 , na trajetória do satélite, é de, aproximadamente:
a) 20.
b) 10.
c) 5.
*d) 2,5.
e) 1.

25 - (SEED/UFPR/2007) Um motor térmico opera segundo o ciclo de Carnot, no qual a temperatura da fonte quente é de 400 K e a temperatura da fonte fria é de 300 K. Esse motor, em cada ciclo, recebe 500 J da fonte quente. O rendimento do motor e a energia dissipada na forma de calor que não foi aproveitada em cada ciclo valem, respectivamente:
a) 100% e 500 J.
b) 80% e 100 J.
*c) 25% e 375 J.
d) 75% e 125 J.
e) 10% e 450 J.

26 - (SEED/UFPR/2007) Nas residências brasileiras é comum encontrar chuveiro elétrico e lâmpadas incandescentes. As lâmpadas e os chuveiros apresentam uma propriedade física denominada _______________, que é caracterizada como a oposição à passagem de corrente elétrica. Esses objetos têm por finalidade _____________ a energia elétrica recebida em outros tipos de energia, como energia térmica ou luminosa.
Assinale a alternativa que completa corretamente às lacunas do texto acima.
a) capacitância – conservar.
*b) resistência elétrica – transformar.
c) condutividade elétrica – destruir.
d) tensão elétrica – aumentar.
e) voltagem – criar.

27 - (SEED/UFPR/2007) Uma bolinha de natal, um espelho retrovisor, os espelhos de alguns estabelecimentos comerciais e os espelhos de estacionamentos, são exemplos de espelhos convexos. Qual é a característica da imagem fornecida de um objeto real produzida por um espelho esférico convexo?
a) Real e do mesmo tamanho do objeto.
b) Virtual e maior que o objeto.
c) Real e maior que o objeto.
d) Virtual e do mesmo tamanho do objeto.
*e) Virtual e menor que o objeto.

28 - (SEED/UFPR/2007) Em seu livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, Isaac Newton descreveu os fundamentos da Mecânica.
Sobre as leis de Newton, suas aplicações e sua enorme contribuição para a ciência, considere as seguintes afirmativas:
1. O princípio da inércia ou vis insita de Newton pode ser exemplificado como a tendência de todo corpo de sempre parar.
2. A segunda lei de Newton afirma que, para uma mesma massa, a força resultante e a aceleração resultante são diretamente proporcionais.
3. O Philosophiae Naturalis Principia Mathematica é uma exposição sistemática e rigorosa, sob o ponto de vista matemático, da compreensão científica do mundo na época, projetando a sua influência, de uma forma decisiva, na forma e no método como a partir de então se começou a pensar e a fazer ciência.
4. As leis de Newton apresentam uma discrepância de resultados experimentais, se confrontados os resultados a velocidades elevadas próximas da luz, em que a dinâmica newtoniana pode apresentar valores diferentes da dinâmica relativística.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
*c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 


40 - (SEED/UFPR/2007) Identifique como V (verdadeira) ou F (falsa) as seguintes afirmativas:
( ) Newton foi um defensor da idéia do modelo corpuscular da luz, supondo a luz como um feixe de partículas.
( ) Huygens foi um defensor da teoria da luz defendida por Newton, tanto que suas experiências ajudam a comprovar o caráter corpuscular da luz.
( ) Os fenômenos da difração e a da interferência são fenômenos que podem ser explicados satisfatoriamente por meio do comportamento ondulatório da luz.
( ) O efeito fotoelétrico pode ser totalmente explicado quando pensamos na luz como sendo formada por ondas.
( ) Para Louis de Broglie, a dualidade onda–partícula só se refere a ondas, não podendo ser estendida essa teoria para a matéria, como, por exemplo, para um elétron.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo.
a) F – V – F – V – V.
*b) V – F – V – F – F.
c) V – V – F – V – V.
d) F – F – V – V – V.
e) F – F – F – V – V. 


41 - (PROGEPE/2010) Uma menina de 1,0 m de altura encontra-se a 2,0 m de um espelho plano fixo em uma parede vertical. Assinale a
alternativa correta para a altura mínima que esse espelho (distância da base até o topo) deve possuir, de modo que
ela se veja inteira nele.
a) 0,25 m.
b) 1,0 m.
c) 1,5 m.
*d) 0,5 m.

e) 2,0 m. 

42 - (PROGEPE/2010) Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Carga elétrica.
2. Campo elétrico.
3. Força elétrica.
4. Tensão elétrica.
5. Resistência elétrica.
( ) Volt.
( ) Ohm.
( ) Coulomb.
( ) Newton.
( ) Newton/Coulomb.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 4 – 1 – 5 – 2 – 3.
*b) 4 – 5 – 1 – 3 – 2.
c) 5 – 4 – 1 – 2 – 3.
d) 5 – 4 – 3 – 1 – 2.

e) 5 – 3 – 1 – 4 – 2. 

43 - (PROGEPE/2010) Considere a seguinte frase: “________________ de um corpo é a quantidade de calor necessária para variar de um
grau a temperatura desse corpo. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna dessa definição.
a) O calor específico.
*b) A capacidade térmica.
c) O calor latente.
d) O efeito Joule.

e) O coeficiente térmico. 
+100 Exercícios de Física para 9 Ano do Ensino Fundamental, com gabarito




Física na BNCC
9 Ano

(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações
com base no modelo de constituição submicroscópica.
(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações
químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e
composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem
ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está
relacionada também à cor da luz que o ilumina.
(EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de
imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
(EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações,
discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X,
forno de micro-ondas, fotocélulas etc.
(EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina
diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças
(radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

8 Ano

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de
energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
(EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros
dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio,
geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a
térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
(EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos
no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento
no consumo doméstico mensal.
(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou
comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade
(consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas,
eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa
energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

7 Ano
(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções
e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de
equilíbrio termodinâmico cotidianas.
(EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a
utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o
princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou
construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra,
para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do
tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela
produção e uso desses materiais e máquinas.
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida
cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e
tecnologias (como automação e informatização).

Aproveite para avaliar seus conhecimentos ou usá-lo em sua escola, lar, igrejas e outros.


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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
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Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.