Nesta postagem relacionamos dois Questionários de Ciências sobre a água, com respostas.
1º Questionário: Exercícios de ciências Água.
QUESTÕES1) Por que o óleo flutua na água?
2) O que é densidade?
3) Quais são os estados físicos da água?
4) Faça um desenho que represente as mudanças de estado físico da água.
5) Explique o ciclo da água.
6) Qual é a fórmula química da água?
7) De que forma eliminamos o excesso de água no nosso organismo?
8) O que vem a ser desidratação?
9) Cite cidades onde encontramos fontes de água mineral.
10) Dê exemplos de água nos seguintes estados físicos. a) sólido b) líquido c) gasoso
11) Onde podemos obter água destilada e dê exemplos de utilização da água destilada pelo homem.
Respostas dos exercícios sobre a água
1) Porque é menos denso que a água.2) Quantidade de matéria de um volume. Relação entre massa e volume ocupado.
3)Sólido Líquido e gasoso
4) Livre
5) Circulação da água na natureza, de forma contínua, através dos fenômenos da mudança de estado físico em que a água evapora e se condensa no espaço precipitando em forma de chuva e retornando ao início do ciclo com a evaporação.
6) H2O
7)Transpiração, Urina e outros
8) Perda excessiva de água do organismo
9) São Lourenço, Caxambu e outras
10) Livre
11) Destilador. condensação do vapor.
2º Questionário: A água
1. Como é a distribuição de água no planeta Terra?2. A água que chega até nossas casas pode conter impurezas adquiridas num encanamento quebrado. O que deve ser feito com a água, então?
3. O que é a hidrosfera? Quais são as águas que a formam?
4. O que ocorre na cloração?
5. A maior parte da água doce não está disponível. Explique.
6. O que é a hidrosfera? Quais são as águas que a formam?
7. Qual a diferença entre evaporação e ebulição?
8. Explique o ciclo hidrológico.
9. Quais são as 3 características da água potável? Explique-as.
10.Que propriedade da água é usada na distribuição de água nas cidades?
11.Por que alguns insetos não afundam na água?
12.Numa solução de água e sal, classifique cada um dos componentes em soluto ou solvente.
13.Misturadas à água: óleo, açúcar, trigo. Classifique cada substância em hidrossolúvel ou insolúvel.
14.Explique a importância do aqüífero Guarani.
15.Qual a importância da água e do Rio Amazonas para o Brasil?
16.Faça um diagrama de mudanças de estado físico da água, completando-o.
17.Cite as etapas do tratamento de água na estação de tratamento.
18.Quais doenças pode provocar a água que contem organismos patogênicos?
19.O que ocorre na floculação?
20.Como as águas subterrâneas podem ficar armazenadas?
RESPOSTAS
1. A maior parte da água do planeta é salgada, 97,5% e a menor parte, 2,5% é doce.
2. Filtrada e fervida ou clorada.
3. É toda a água presente no planeta, incluindo a que estão presente no organismo dos seres vivos.
4. Cloração: como a água ainda pode apresentar microorganismos, adiciona-se cloro, que mata muitos microorganismos nocivos. Em algumas cidades, ainda é colocado flúor para evitar cáries.
5. A maior parte da água doce não está disponível porque está em geleiras e neves eternas (60%). Apenas 30% é a parte da água subterrânea e de rios e lagos
6. É toda a água presente no planeta, incluindo a que estão presente no organismo dos seres vivos.
7. A vaporização – passagem da água do estado líquido para o de vapor – pode ocorre de duas maneiras: ebulição e evaporação. A ebulição é a passagem rápida da água líquida para a água em forma de vapor, com formação de bolhas, agitação do líquido e temperatura exata para ocorrer (como a água fervendo no fogo). A evaporação é lenta; não há formação de bolhas nem temperatura exata para ocorrer. Ex.: a água da roupa que está secando no varal.
8. O calor do sol faz com que a água de mares, rios, lagos evaporem; esse vapor mais aquele que é liberado por seres vivos na transpiração e respiração atinge as camadas mais altas, condensa-se e passa para o estado líquido; forma gotículas de água, as nuvens, que, quando saturadas, precipitam. (Essa água evaporada ainda pode se precipitar na forma de neve ou granizo.)
Quando a água cai escoa através do solo, chegando aos oceanos ou se infiltra no solo e parte dela vai constituir as águas subterrâneas ou aqüíferos. Em locais onde a temperatura média anual é muito baixa, a água se solidifica, formando as geleiras, que, ao derreter, formam canis por onde água escoa até os lagos, lagoas e rios. Esse ciclo é muito importante, pois mantém a quantidade da água na hidrosfera constante, purificando-a.
10. O princípio dos vasos comunicantes que é a capacidade da água atingir o mesmo nível em vasos que se comunicam por uma base comum, independentemente do formato dos vasos.
11. Devido à tensão superficial que é uma propriedade que a água tem que faz com que sua superfície se comporte como uma película fina e elástica.
12. Numa solução de água e sal, O sal é o soluto e a água é o solvente.
13. O óleo e o trigo são insolúveis e o açúcar é hidrossolúvel.
14. Este aqüífero armazena uma grande quantidade de água doce. Ele é o maior da América do Sul e um dos maiores do mundo.
15. Este rio é o maior em volume de água do mundo, contribuindo para que o Brasil seja um país com grande quantidade de água doce.
16. Livre
17.
1ª etapa – Floculação: adicionam-se cal e sulfato de alumínio à água, que agrupam a sujeira, formando flocos grandes de uma substancia pegajosa.
2ª etapa – Decantação: a água com flocos passa para outro compartimento, onde fica em repouso para que os flocos mais densos que a água se depositem no fundo. A água é retirada do tanque e passa para outro compartimento, já livre da sujeira pesada.
3ª etapa – Filtração: a água passa por grande filtros que contêm camadas que iniciam com cascalho grosso até chegar à areia fina.
4ª etapa – Cloração: como a água ainda pode apresentar microorganismos, adiciona-se cloro, que mata muitos microorganismos nocivos. Em algumas cidades, ainda é colocado flúor para evitar cáries.
18. Podem provocar doenças como amebíase, leptospirose, hepatite A e dengue.
19. Floculação: adicionam-se cal e sulfato de alumínio à água, que agrupam a sujeira, formando flocos grandes de uma substancia pegajosa.
20. Como as águas subterrâneas podem ficar armazenadas?
Podem ficar armazenadas de três maneiras: entre os poros das rochas, entre as rachaduras ou fendas das rochas e em rios e lagos encontrados em cavernas e grutas.
*Respostas são somente sugestões.
Veja também
• Exercícios de Ciências sobre Poluição da água. (10 Exercícios)
• Exercícios de Ciências sobre Solo e Saúde. (10 Exercícios)
• Exercícios de Ciências sobre doenças causadas por Bactérias (10 Exercícios)
Debater com os alunos sobre as seguintes questões:
Quais os benefícios da água para a saúde?Por que beber água?
O que acontece quando se bebe muita água?
Para que serve a água?
Dicas e sugestões de atividades e temas para o professor explorar nas aulas:
- Solicitar um texto sobre a importância da água na natureza
- Elaborar um resumo sobre a água no planeta
- Relacionar exemplos e formas de preservação da água
- Pesquisar sobre a importância da água doce
- Pesquisa falando sobre a água (abastecimento de água)
- Trabalho sobre a importância da água para os seres vivos
- Quais são os benefícios da água para saúde
- Faça uma redação sobre água e saúde ciências
- Quais os benefícios da agua para nossa vida
- Solicite que o aluno explique porque beber água é importante
Material sugerido para questões de ciencias ensino fundamental, biologia exercicios resolvidos, aulas de reforço escolar, aulas particulares, perguntas e respostas de ciencias 6 ano, questionario de ciencias 6 ano. Atividades de ciências é sugerida para o 6º ano, mas pode ser aplicada em qualquer fase do Ensino Fundamental, conforme seu plano de aula ou planejamento. Aqui temos questões discursivas sobre a água ideais para provas, exames e avaliações diversas.
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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.