Exercícios sobre Células Procariontes e Eucariontes, com gabarito.

Questões objetivas sobre células procariontes e eucariontes:


1. Sobre as células procariontes é INCORRETO afirmar que:
a) A principal característica das células procariontes é a ausência de carioteca (membrana nuclear).
b) não apresentam um núcleo bem delimitado.
c) em geral, a célula procarionte, também não apresenta organelas citoplasmáticas.
d) como exemplo de organismos que apresentam célula procarionte, exclusivamente, temos os protozoários e os fungos


2. Os procariontes são unicelulares ou coloniais não são exemplos desta categoria:
a) Bactérias Cianófitas
b) algas cianofíceas,
c) algas azuis
d) Amebas

3. As células eucariontes ou células eucarióticas,
a) possuem um núcleo bem delimitado e, em geral, vários tipos de organelas.
b) a maioria dos animais e plantas que conhecemos não apresentam este tipo de células.
c) Não possuem um núcleo bem delimitado
d) Caracterizam-se pela ausência de organelas.

4. No grupo de organismos que apresentam células eucariontes encontramos, EXCETO:
a) Celulas Vegetais: com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacúolo central.
b) Células Animais: sem cloroplastos e sem parede celular; vários pequenos vacúolos.
c) Células dos Fungos pluricelulares
d) Célula bacteriana representantes do reino monera

5. A maioria dos seres vivos são formados por células eucariontes ou eucarióticas. Assinale a alternativa que não se refere a esse conceito.

a) unidade básica dos seres vivos
b) conjunto de estruturas com a mesma função no organismo
c) a menor parte viva de um organismo;
d) células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.

6. Os organismos são classificados de acordo com a quantidade de células que possuem. Sobre o tema analise os itens:
I. UNICELULARES – Formados por apenas uma célula - bactéria, protozoários e alguns fungos;
II. PLURICELULARES – Formados por mais de uma célula. - demais seres vivos.
II. Têm formas que podem ser variadas: Cilíndricas (muscular), discóides sanguíneas), estreladas (neurônios), cúbicas ou achatadas (pele), esférica (gema do ovo).

Quantos itens estão corretos?
a) 1
b) 2
c) 3
d) nenhum


7. As células eucariontes diferenciam-se das células procariontes principalmente pela presença, nas primeiras, de uma
estrutura celular. Assinale a alternativa que apresenta essa estrutura.
a) Parede celular
b) Membrana celular
c) Retículo endoplasmático
d) Mitocôndria
e) Núcleo


8. A teoria celular estabelece que a célula é uma unidade básica de organização, toda célula vem de uma célula preexistente e todos os organismos são feitos de uma ou mais células.
Assinale a alternativa correta sobre a unidade estrutural procariota e eucariota.
a. ( ) Mitocôndrias utilizam a energia solar para a produção de carboidrato. Essa organela é também chamada de “usina energética da célula”.
b. ( ) A função dos ribossomos é colaborar na síntese protéica, ligando lipídeos para a montagem das proteínas.
c. ( ) Um organismo que existe como uma célula única, sem sistema de membranas interno, é chamado de procarioto.
d. ( ) Todos os termos a seguir estão corretamente relacionados: núcleo/DNA; cloroplastos/clorofila; flagelo/cromatina; parede celular/celulose.
e. ( ) Lipídeos, aminoácidos, lisossomos, pigmentos e amido são estocados nos plastídeos, que são organelas celulares encontradas em plantas e fungos.


9. Assinale a alternativa errada
a) Atribui-se a definição de célula a ROBERT HOOKE que em 1665, observando cavidades de cortiça ao microscópio, chamou-as de células.
b) A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno).
c) O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Charles Darwin.
d) As células podem ser eucariontes ou procariontes

10. (FEPESE) Relacione as colunas 1 e 2 abaixo quanto à classificação dos Seres Vivos:

Coluna 1 Reinos
1. Monera
2. Protista
3. Fungi
4. Plantae
5. Animalia

Coluna 2 Definição
( ) Organismos eucariontes, multicelulares e heterótrofos. Nutrem-se primariamente por ingestão.
( ) Organismos procariontes, unicelulares, coloniais ou não, autótrofos ou heterótrofos. Os heterótrofos obtêm seus alimentos por absorção.
( ) Organismos eucariontes, heterótrofos, geralmente multicelulares. O modo de nutrição é por absorção.
( ) Unicelulares eucariontes, unicelulares, coloniais ou multicelulares que não possuem tecidos verdadeiros.
( ) Organismos eucariontes multicelulares e fotossintetizantes com tecidos verdadeiros.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 1 • 2 • 3 • 4 • 5
b. ( ) 1 • 2 • 3 • 5 • 4
c. ( ) 4 • 3 • 5 • 1 • 2
d. ( ) 5 • 1 • 3 • 2 • 4
e. ( ) 5 • 3 • 2 • 1 • 4


Publicidade

Gabarito das questões
1.D
2.D
3.A
4.D
5.B
6.C
7.E
8.C
9.C
10.D


Perguntas sobre células procariontes e eucariontes:

  1. Porque as bacterias sao seres procariontes?
  2. Quais sao os tipos de celulas quanto a existência de núcleo individualizado?
  3. O que são celulas procariontes ?
  4. O que são eucariontes ? ou o que são células eucarióticas?
  5. O que são procariontes ? ou o que são células procarióticas?
Exercícios sobre Células Procariontes e Eucariontes, com gabarito.


Veja também:

As células eucariontes e procariontes são também chamadas de eucarióticas e procarióticas, ou ainda, eucariotas e procariotas, vamos ver nesta postagem uma série de exercícios sobre o tema sugeridos para aulas de ciências no ensino fundamental e indicadas para elaboração de provas, exames, simulados e testes, conforme plano de aula e planejamento do professor. As questões apresentam um gabarito sugerido.
CieBio


compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.