Questões de Biologia Genética, com gabarito para Ensino Médio. Exercicios resolvidos genetica humana, cruzamentos, probabilidade. Sugeridos para Ensino Médio, Vestibular e ENEM.
Questões de Biologia Genética, com gabarito.
Questões objetivas de genética
1. A opção que melhor refere-se ao conceito da Primeira Lei de Mendel é:
a) os filhos herdam dos pais “instruções genéticas”, os genes, a partir das quais
desenvolvem suas características.
b) os fatores que condicionam uma característica segregam-se na formação dos gametas, estes, portanto, são puros com relação a cada fator.
c) os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.
d) a junção do gameta masculino, espermatozoide com o gameta feminino, o óvulo
2- A afirmativa que melhor expressa o conceito da Segunda Lei de Mendel é:
a) os filhos herdam dos pais “instruções genéticas”, os genes, a partir das quais desenvolvem suas características.
b) os fatores que condicionam uma característica segregam-se na formação dos gametas, estes portanto, são puros com relação a cada fator.
c) os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.
d) a junção do gameta masculino, espermatozoide com o gameta feminino, o óvulo.
3- Joana é uma mulher normal, filha de mãe albina e pai normal, casa-se com Paulo, homem albino.
Qual a probabilidade de nascerem filhos albinos?
a)1/2
b)3/16
c)1/4
d) 9/16
4 - (Curitiba 2014) O termo genótipo pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivíduo como a cada par de alelos em particular. Indivíduos com os genótipos AAbb, AabbCc, AaBbCc podem formar, respectivamente, quantos tipos de gametas diferentes?
a) um – quatro – um.
b) dois – oito – dois.
c) um – quatro – dois.
d) oito – um – dois.
e) um – quatro – oito.
5 - Considerando que apenas um único gene, ligado ao cromossomo X e de caráter recessivo, seja responsável pela manifestação de uma característica fenotípica em humanos, qual será a probabilidade da filha de uma mulher com
essa característica e de um homem sem ela nascer com a característica?
a) 0%.
b) 25%.
c) 50%.
d) 75%.
e) 100%.
6 - Considere um gene que possui apenas um par de alelos. A frequência do alelo recessivo desse gene, numa população, é de 22 em cada 1000 indivíduos. De acordo com o equilíbrio de Hardy-Weinberg para frequência gênica, qual será a porcentagem aproximada de heterozigotos nessa população?
a) 95,6.
b) 52,3.
c) 19,6.
d) 4,3.
e) 0,5.
7. (Nova
Olinda/Consulpam) A alternativa que melhor refere-se ao conceito da Segunda Lei de Mendel é:
a) os filhos herdam dos pais ―instruções genéticas‖, os genes, a partir das quais desenvolvem suas características.
b) os fatores que condicionam uma característica segregam-se na formação dos gametas, estes portanto, são puros com relação a cada fator.
c) os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.
d) a junção do gameta masculino, espermatozoide com o gameta feminino, o óvulo.
9. (TecLab-UFPR) Cálculos de probabilidade permitem prever a ocorrência de certos eventos. Sobre genética, assinale a alternativa correta.
8 Considere um casal em que uma mulher tem o tipo sanguíneo O+ e o homem o tipo sanguíneo AB–, ambos heterozigotos tanto para o sistema ABO quanto para o Sistema Rh. Assinale a alternativa que representa o tipo sanguíneo impossível para um filho deste casal.
a. ( ) A +
b. ( ) A–
c. ( ) O+
d. ( ) B–
e. ( ) AB+
a. ( ) A +
b. ( ) A–
c. ( ) O+
d. ( ) B–
e. ( ) AB+
9. (TecLab-UFPR) Cálculos de probabilidade permitem prever a ocorrência de certos eventos. Sobre genética, assinale a alternativa correta.
a) Se um homem com tipo sangüíneo B+ , diíbrido, casar-se com uma mulher A- , heterozigota, a probabilidade de gerarem uma criança AB+ é de 1/8.
b) Se os genes A e B estiverem ligados, um indivíduo com genótipo AaBb poderá formar quatro tipos de gametas em proporções iguais.
c) Ao cruzar linhagens puras de ervilhas de sementes amarelas e lisas com ervilhas de sementes rugosas e verdes, Mendel obtinha em F2 1/16 de ervilhas de sementes lisas e verdes.
d) A probabilidade de um casal normal para a coloração da pele gerar um menino albino é de 50%.
e) O fato de um casal não-míope poder gerar descendentes míopes indica que a miopia é uma característica determinada por genes presentes na região não-homóloga do cromossomo X
10. (FEPESE Bombinhas) Considere uma doença cujos sintomas somente aparecem quando a pessoa é autossômica recessiva e que um casal, ambos heterozigotos para a doença, pretendem ter filhos.
Assinale a alternativa correta que indica a porcentagem dos filhos que apresentarão sintomas da doença.
a. ( ) 0%
b. ( ) 25%
c. ( ) 50%
d. ( ) 75%
e. ( ) 100%
1. (CRICIÚMA/FEPESE/2011) Considerando um cruzamento de indivíduos
heterozigotos para um locus gênico que determina a fibrose cística (uma anomalia genética recessiva, em humanos), qual é a probabilidade de este casal gerar um filho ou filha, com essa anomailia?
a. ( ) 0,00
b. ( ) 0,25
c. ( ) 0,25%
d. ( ) 0,50%
e. ( ) 0,75%
b) Se os genes A e B estiverem ligados, um indivíduo com genótipo AaBb poderá formar quatro tipos de gametas em proporções iguais.
c) Ao cruzar linhagens puras de ervilhas de sementes amarelas e lisas com ervilhas de sementes rugosas e verdes, Mendel obtinha em F2 1/16 de ervilhas de sementes lisas e verdes.
d) A probabilidade de um casal normal para a coloração da pele gerar um menino albino é de 50%.
e) O fato de um casal não-míope poder gerar descendentes míopes indica que a miopia é uma característica determinada por genes presentes na região não-homóloga do cromossomo X
10. (FEPESE Bombinhas) Considere uma doença cujos sintomas somente aparecem quando a pessoa é autossômica recessiva e que um casal, ambos heterozigotos para a doença, pretendem ter filhos.
Assinale a alternativa correta que indica a porcentagem dos filhos que apresentarão sintomas da doença.
a. ( ) 0%
b. ( ) 25%
c. ( ) 50%
d. ( ) 75%
e. ( ) 100%
1. (CRICIÚMA/FEPESE/2011) Considerando um cruzamento de indivíduos
heterozigotos para um locus gênico que determina a fibrose cística (uma anomalia genética recessiva, em humanos), qual é a probabilidade de este casal gerar um filho ou filha, com essa anomailia?
a. ( ) 0,00
b. ( ) 0,25
c. ( ) 0,25%
d. ( ) 0,50%
e. ( ) 0,75%
2. (B.CAMBORIÚ/FEPESE/2008) Relacione as colunas abaixo.
Coluna 1
I. Genótipo
II. Fenótipo
III. Autossômico
IV. Genealogia
V. Gene dominante
Coluna 2
( ) Manifesta-se mesmo em pares diferentes
(heterozigose).
( ) Estudo das características genéticas de uma
família.
( ) Tipos de genes que o indivíduo apresenta.
( ) Manifestação de uma certa característica.
( ) Gene responsável pelas características não sexuais.
A seqüência correta, assinalada de cima para baixo é:
a. ( ) I – III – II – V – IV
b. ( ) I – IV – II – III – V
c. ( ) II – IV – III – I – V
d. ( ) III – IV – I – V – II
e. ( ) V – IV – I – II – III
3. (UFFS/FEPESE/2012) Considerando que o alelo para o fator Rh – é recessivo em relação ao positivo, o alelo IO é recessivo em relação aos demais, que são codominantes entre si, analise as filiações abaixo conforme os sistemas sanguíneos A B O e Rh, dos humanos e assinale a alternativa que contém a filiação possível geneticamente.
a. ( ) (Mãe A, Rh+) ; (Pai B, Rh+) ; (Filho O, Rh–)
b. ( ) (Mãe A, Rh+) ; (Pai O, Rh+) ; (Filho B, Rh–)
c. ( ) (Mãe O, Rh+) ; (Pai O, Rh+) ; (Filho B, Rh–)
d. ( ) (Mãe O, Rh– ) ; (Pai B, Rh–) ; (Filho B, Rh+)
e. ( ) (Mãe AB, Rh+) ; (Pai AB, Rh+) ; (Filho O,Rh–)
4.(FATMA/FEPESE/2012) Com relação à genética molecular, assinale a alternativa correta.
a. ( ) O processo de expressão de um gene para a produção de um polipeptídeo é chamado de tradução.
b. ( ) O DNA é uma cadeia de polipeptídeos que contém as informações genéticas da maioria dos seres vivos.
c. ( ) O RNA é uma cadeia de polipeptídeos que contém as informações genéticas dos vírus.
d. ( ) As proteínas são sintetizadas a partir de um molde de informações genéticas copiadas do DNA chamado RNA transportador.
e. ( ) O RNA de interferência interfere na ligação dos códons para a construção de uma nova cadeia polipeptídica.
5. (BRUSQUE/FEPESE/2009) Em relação às mutações genéticas e cromossômicas, é correto afirmar:
a. ( ) As mutações genéticas ocorrem em todas as espécies, nas bactérias, nos fungos, nas moscas, nos ratos, no milho, nas aves e no próprio homem.
b. ( ) Alterações cromossômicas têm sido detectadas somente na espécie humana. Ex. lábio leporino.
c. ( ) Uma mutação é sempre pré-determinada e, como tal, pode determinar a manifestação de
um fenótipo mais adaptado às condições do meio ou menos adaptado.
d. ( ) Mutações por delação, duplicação, Inversão, translocação são genéticas.
e. ( ) Alterações no código genético do DNA são mutações cromossômicas.
Gabarito das Questões de Biologia Genética e Hereditariedade para Ensino Médio
1.B
2.C
3.A
4.E
5.A
6.D
7.C
8.C
9.A
10.B
11.B
12.E
13.A
14.A
15.A
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Questionário de Genética
1. Qual é o conceito de genética?O que é genética e qual a sua importância?
É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É importante para o estudo da hereditariedade!
2. Como um caráter é herdado?
Os caracteres são transmitidos de uma geração a outra por meio de gametas (espermatozóides e óvulos).
3. O que é Gene?
Em genética gene é a unidade de transmissão hereditária formada por um fragmento de DNA de um cromossomo e responsável pela codificação de uma certa proteína. Essa proteína condiciona o caráter.
4. O que são Genes Alelos?
Genes que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e que determina o mesmo caráter. Exemplo: a cor da semente (caráter) é determinada por dois alelos que condicionam a coloração amarela ou verde.
5. Diferencie Genótipo de Fenótipo
Genótipo: Conjunto de todos os genes do indivíduo. Todos os genes que ele recebe de seus pais e que poderão ser transmitidos para seus descendentes. Costuma-se representar o genótipo com letras, indicando os genes presentes nas células somáticas.
Fenótipo: Características específicas do caráter analisado. O fenótipo é determinado pelo genótipo (genes) e pode ou não ser facilmente observado. Ex: tamanho do pé; tipo sanguíneo (proteína produzida).
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Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.