Exercícios sobre Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis.

Saudações a todos! Nesta postagem estamos organizando questões e exercícios que abordem o tema das fontes de energia renováveis e não-renováveis.


Exercícios sobre Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis.



1. Há "um grande potencial para cultivaraMacaúba na América Latina sob condições ambientais abióticas atuais."

Assinale a alternativa que cita somente fontes deenergia renováveis.
a. ( ) carvão, hidrelétrica e biomassa
b. ( ) querosene, eólica e hidrelétrica
c. ( ) eólica, hidrelétrica e biomassa
d. ( ) gás natural, eólica e movimento das marés
e. ( ) petróleo, movimento das marés e energia solar


2. (FEPESE) O acidente nuclear em Fukushima, no Japão, despertou uma onda contra a energia nuclear. Os que se opõem à instalação de usinas nucleares lembram que
esse não foi o primeiro desastre nuclear da História. Assinale a alternativa que faz referência a outro acidente nuclear de grandes proporções, considerado o pior acidente nuclear da história.
a. ( ) Um vazamento de urânio em uma instalação nuclear inglesa, perto de Erwin (Tennessee).
b. ( X ) A explosão de um reator da usina ucraniana Chernobyl (também se escreve Tchernobil).
c. ( ) O pior acidente nuclear da história o correuapós a explosão de um reator da usina russa de Stalingrado, na antiga União Soviética.
d. ( ) O derretimento de um reator em uma usina em Three Mile Island, na França, provocadopor um terremoto, seguido de uma grande inundação.
e. ( ) A explosão, em junho de 2010, de um reatorna usina nuclear de Tricastin, no Alaska, causadapela queda de um meteorito.

Publicidade

3.(Florianópolis)A energia solar pode ser usada para aquecer aágua utilizada no banho, na piscina, em processos industriais e químicos. O aquecimento solar ocorre porum procedimento iniciado num reservatório térmico que armazena a água aquecida em coletores.
Sobre esta forma sustentável de obtenção de energia, analise as proposições abaixo:
  • 1. O aquecimento solar da água ocorre por um sistema básico composto pelo coletor solar(uma placa coletora) e um boiler (reservatóriotérmico). A circulação da água pode ser feitanaturalmente pela posição do coletor e peladiferença de densidade entre a água quente efria (termossifão), ou pelo uso de uma bombade circulação.
  • 2. A absorção de calor pelo coletor pode ser mais intensificada pela cor utilizada nos coletores, geralmente, fabricados com a cor preta.
  • 3. O Brasil é um país amplamente beneficiado porestar localizado próximo da linha do Equador, com pouca variação da duração solar do dia, oque facilita a captação da energia solar.
  • 4. Nas regiões Sul e Sudeste, onde a duração da incidência solar é menor em comparação às regiões Norte e Nordeste, para não haver um encarecimento de instalação do sistema de aquecimento solar e perdas em seu aproveitamento, torna-se necessário o ajustamentoda posição de cada coletor mediante a latitudelocal e o período do ano relacionado àdemanda por energia e água aquecida.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativascorretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 4.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


Veja também:Exercícios de Ciências sobre Problemas Ambientais Efeito Estufa e Camada de Ozônio



4. (FEPESE) Algumas atividades humanas consomem recursosnaturais e utilizam energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais.
Os desafios que envolvem a sustentabilidade são diversos e, para tanto, algumas ações são fundamentais para a preservação do meio ambiente, exceto:
a. ( ) gestão ecológica da água.
b. ( ) prioridade dos modos de transportes motorizados sobre os não motorizados .
c. ( ) busca de soluções que potencializem o uso racional de energia ou de energias renováveis.
d. ( ) redução do uso de materiais com alto impacto ambiental.

e. ( ) pesquisa em tecnologias alternativas que resgatem a utilização de materiais naturais ou pouco processados.

5. (FEPESE Palhoça) Em nosso planeta encontramos diversos tipos defontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica fazemparte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.
Com respeito a esse tema, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Energia fóssil é um tipo de energia formada há milhões de anos, a partir do acúmulo demateriais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir dessas fontes não costumaprovocar poluição ou contribuir para o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isso porque, principalmente nos casos dos derivados de petróleo como o gás natural, o nível de poluentes é inexistente.
b. ( ) Energia solar é muito explorada no mundo, em função do baixo custo de implantação, mas éuma fonte suja, ou seja, gera poluição e impactos ambientais. A radiação solar é captada etransformada para gerar calor ou eletricidade.
c. ( ) Energia eólica é a energia gerada a partir da decomposição gerada a partir do vento. O gás metano produzido é usado para gerar energia e grandes hélices são instaladas em áreas dedecomposição, sendo que os movimentos delas geram energia elétrica. É uma fonte limpa e inesgotável, porém ainda pouco utilizada.
d. ( ) A energia hidráulica é a mais utilizada no Brasil, em função da grande quantidade de rio sem nosso país. A água possui um potencial energético e, quando represada, ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que,
na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa esta é uma fonte considerada limpa.
e. ( ) A energia nuclear é obtida quando o núcleo deum elemento químico é desintegrado. Nesse momento ocorre uma enorme liberação de energia nas camadas profundas da crosta terrestre, onde existe um alto nível de calor. Em
algumas regiões, a temperatura pode superar5.000°C. As usinas podem utilizar esse calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.



6. Em relação à energia de biomassa, assinale a alternativa correta.
a. ( ) É gerada a partir do vento.
b. ( ) É gerada a partir do calor da terra.
c. ( ) É gerada a partir do carvão mineral.
d. ( ) É a energia gerada a partir da decomposição de materiais orgânicos.
e. ( ) É gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés.

7. (FEPESE Florianópolis) A capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis, é conhecida como:
a. ( ) Sustentabilidade Social.
b. ( ) Sustentabilidade Ambiental.
c. ( ) Sustentabilidade Econômica.
d. ( ) Desenvolvimento Econômico.

e. ( ) Sustentabilidade Socioeconômica.

8.Assinale a alternativa que cita uma fonte não renovável de energia.
a. ( ) Biocombustíveis
b. ( ) Energia eólica
c. ( ) Energia solar
d. ( ) Energia hidrelétrica
e. ( ) Combustíveis fósseis

9. (Palhoça 2014) Um dos elementos químicos mais importantes para a vida na Terra é o carbono. Esse elemento pode ser encontrado sob diversas formas na natureza e é uma fonte de energia.
Embora esse elemento possa ser encontrado em muitos locais, assinale a alternativa que cita os maiores reservatórios de carbono na natureza.
a. ( ) Atmosfera e geleiras
b. ( ) Água dos oceanos, lagos e rios
c. ( ) No plâncton e bento dos oceanos
d. ( ) Sedimentos e rochas
e. ( ) Vegetais e animais

10. (São José 2013)Assinale a alternativa correta.
a. ( ) A maioria das fontes de energia utilizadas no mundo, hoje, é de origem fóssil como carvão, gás natural e petróleo.
b. ( ) Todas as fontes naturais de energia não são renováveis, ou seja, elas se esgotarão da natureza. Caso se mantenha a média de consumo das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão se esgotar em menos de100 anos.
c. ( ) A energia nuclear é uma fonte de energia não limpa, pois não é renovável, e libera no meio ambiente um excesso de carbono que contribui para o efeito estufa.
d. ( ) A energia das marés, também conhecida como energia mare motriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de usinas hidroelétricas.
e. ( ) Os biocombustíveis são combustíveis fósseis, obtidos a partir do beneficiamento de determinados vegetais, como cana-de-açúcar, soja, resíduos agropecuários, eucalipto, além de muitos outros.
Publicidade

Gabarito Exercícios sobre Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis.

1.;C
2.B
3.E
4.B
5.D
6.D
7.B
8.E
9.D
10.A

Exercícios sobre Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis.




compartilhe compartilhe

Compartilhe nas Redes Sociais!


Ronaldo Silva: Professor e Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF/RJ, com mais de 25 anos de experiência no magistério.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Material para Ensino Fundamental (6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano) e Ensino Médio (1 Ano, 2 Ano e 3 Ano)

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.